Siurb entrega segundo teatro para São Paulo

O Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo foi devolvido à cidade inteiramente reformado, modernizado e com acessibilidade total. A reinauguração aconteceu no dia 18 de agosto.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, entregou na terça-feira (18/08) as obras de reforma do tradicional Teatro Arthur de Azevedo, localizado na avenida Paes de Barros, Mooca, zona leste da cidade. As obras de reforma e ampliação do teatro duraram 32 meses e teve investimentos de R$ 7,82 milhões.

O terreno com mais de 3 mil m² abriga agora o espaço que ganhou mais 675,60m², totalizando 2.035,48m² de área construída. Agora o teatro tem capacidade para 349 lugares, incluindo 16 especiais, além dos espaços destinados a pessoas com necessidades especiais. O projeto desenvolvido pelo Departamento Edificações de SIURB trouxe também inovações tecnológicas e modernização mantendo os aspectos históricos do teatro.

Além disso, toda infraestrutura cênica e espaço físico foram reformados, incluindo a criação de espaços para administração, ensaios, e sala multiuso. Com estas obras o teatro recebeu novo tratamento acústico, banheiros para pessoas com necessidades especiais, elevador, elevador para acesso ao palco, novo sistema de iluminação, iluminação de emergência, sistema de combate incêndio, reservatório de água, troca de telhado, portas, e janelas; troca das poltronas; troca do piso do palco para piso em tábuas de tauarí em peças corridas de 70 x 20 m apoiadas em barrotes de madeira isoladas sobre placas de neoprene, dando ao palco efeito de piso flutuante, que absorve melhor impacto.

Foi construído ainda um prédio anexo com cobertura impermeabilizada e sombreamento, que garante maior conforto térmico interno e maior vida útil para a impermeabilização. O teatro teve também o piso de pastilhas do saguão preservado.

Este é o segundo teatro municipal entregue pela Prefeitura neste ano. Em janeiro foi entregue o Teatro Flávio Império, na zona Leste, totalmente reformado. Até o final do ano deve ser entregue ainda as obras do Teatro Paulo Eiró, na zona sul.

Moises dos Santos

Fotos: Irene Beatriz