A Prefeitura tem 16 novas UBSs em construção e 13 novas UPAs na cidade de São Paulo

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), por meio do Departamento de Edificações (EDIF), iniciou as obras de construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todas as regiões da cidade de São Paulo.

croqui: UPA - Unidade de Pronto Atendimento

Das 15 obras contratadas de UBSs 13 já estão em andamento e duas aguardam ordem de início. Uma UBS está em construção por meio de um TCA – Termo de Compromisso e Autorização e a fiscalização é da Secretaria Municipal de Saúde. No caso das UPAs 11 já iniciaram as obras e duas aguardam ordem de início. No total serão 29 novos equipamentos de saúde na cidade, com investimento de 58,3 milhões em UBSs e 78,3 milhões em UPAs. A previsão é que as primeiras unidades sejam entregues no primeiro semestre de 2016. Estas unidades são construídas a partir da solicitação da Secretaria Municipal de Saúde.

UPA PADRÃO III

Todas as obras tem prazo de execução de 360 (trezentos e sessenta) dias corridos. Em média essas unidades terão de 1.000m² a 1.700m² com estrutura convencional de concreto, revestimento externo de pastilha e interno com pintura lavável, pisos de granito, cerâmica e vinílico (este último nas áreas de atendimento).

Nestas novas unidades o munícipe poderá receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Sala de Raios X, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia, além de serviços mais simples de consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades, fornecimento de medicação básica, sanitários acessíveis e piso tátil.

Texto: Moises dos Santos Mtb 20.321