PREFEITURA LANÇA PLATAFORMA “PEDIDO RESPONDIDO” NA 14ª EDIÇÃO DO CAFÉ HACKER

Na 14ª Edição do Café Hacker a Prefeitura de São Paulo lançou a plataforma ‘Pedido Respondido’ que é uma base de dados contendo todos os pedidos respondidos pela Prefeitura de São Paulo desde a criação do e-Sic municipal, em agosto de 2012, até o mês de abril de 2015.

Sendo uma iniciativa inovadora, a Controladoria Geral do Município (CGM), responsável pela aplicação da Lei de Acesso à Informação, disponibilizou mais de 6.500 pedidos de informação, acompanhados das respostas e dos anexos.

As bases passarão a ser divulgadas regularmente no Portal da Transparência. A plataforma ‘Pedido Respondido’ pode ser consultada de forma rápida por palavra-chave e por órgão da Prefeitura.

O lançamento da plataforma ocorreu na Sala Olido, das 18h30 às 21h30, no dia 15 de outubro, com a presença de servidores, pesquisadores, conselheiros participativos, estudantes, operadores do sistema e-Sic, programadores, e sociedade civil em geral.

Depois da apresentação da nova plataforma, um debate foi aberto para aprimorar o sistema e-Sic, sendo uma sistemática democrática e que envolve principalmente os usuários do sistema. As ideias e propostas foram debatidas e anotadas pela equipe da CGM que estava coordenando o Café Hacker. As respostas serão divulgadas no blog do Café Hacker -    http://cafehacker.prefeitura.sp.gov.br/


A SMSO, até abril de 2015, respondeu 150 pedidos, e a SPObras 129. Juntos são 279 pedidos respondidos, conforme dados da nova plataforma “Pedido Respondido”.

 

De acordo com a CGM o projeto está em fase experimental, e em desenvolvimento a partir de tecnologias livres e poderá ser replicado por qualquer entidade pública disposta a divulgar sua base de pedidos de informação.
Os anexos têm que ser baixados separadamente, e estão disponíveis no Portal da Transparência, sendo possível consultar o lote de anexos por número de protocolo.

Conforme está no site do Portal da Transparência, este site é um software livre e pode ser encontrado o repositório do código fonte . Este site se baseia principalmente em duas tecnologias (também livres): BlackLight e Solr e foi desenvolvido a partir do projeto "Diário Livre"


Clique aqui para acessar o Portal Transparência


Conheça a nova plataforma “Pedido Respondido”. 

Clique aqui e acesse a área para download dos anexos

Texto: Maria Regina Nogueira - jornalista Mtb 19.271

Assessoria de Imprensa - SMSO