Prefeitura faz homenagem a família de Gushiken

O novo sistema viário recebeu o nome do político - Avenida Luiz Gushiken

Luiz Gushiken (08/05/1950 – 13/09/2013) – nascido no munícipio de Osvaldo Cruz, SP, era casado com Elisabeth Gushiken, teve três filhos: Artur Gushiken, Helena Gushiken, Guilherme Gushiken. Filho de Setsu Gushiken e Shoei Gushiken. Após complicações com um câncer, Luiz Gushiken morreu no Hospital Sírio Libanês, aos 63 anos.
Iniciou a carreira como escriturário do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), em 1978 passou a atuar no Sindicato dos Bancários em São Paulo. Nesta mesma época concluiu o curso de Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Luiz Gushiken foi militante da tendência Liberdade e Luta (conhecida como "Libelu"), braço estudantil da trotskista Organização Socialista Internacionalista (OSI). Presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo de 1984 a 1986. Foi um dos fundadores e dirigentes do Partido dos Trabalhadores, ocupando cargo de presidente nacional do partido de 1988 a 1990. Foi deputado federal por três legislaturas. Participou da Assembleia Constituinte (1987). Foi coordenador das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989 e 1998. Foi ainda chefe da Secretaria de Comunicação da presidência da República. Em 2006 deixou definitivamente o governo, e passou a maior parte do tempo em sua chácara em Indaiatuba, interior de São Paulo.

No dia 29 de setembro de 2014, a SMSO entregou mais um trecho das obras de canalização do córrego Ponte Baixa. Nesta mesma data, o trecho de quase 2km recebeu o nome de Avenida Luiz Gushiken.

Texto e pesquisa: Maria Regina Nogueira - jornalista Mtb 19.271