Secretário de SIURB apresenta as melhorias realizadas no Autódromo “José Carlos Pace” - Interlagos

O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe apresentou, junto com o Prefeito Fernando Haddad e a vice-prefeita Nádia Campeão, as melhorias realizadas no Autódromo de Interlagos que receberá no próximo dia 15/11 o GP Brasil de Fórmula 1.

De acordo com as informações divulgadas no dia 04/11, em coletiva à imprensa, entre as novidades de 2015 estão a conclusão da estrutura de acessibilidade e os novos edifícios de apoio e centro operacional. Conforme divulgou a Secom – Secretaria de Comunicação e a SPObras, até 2016, o circuito receberá R$ 144 milhões em investimentos.

Esta é a segunda etapa da reforma do Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital, que conforme afirmou o prefeito Fernando Haddad é um equipamento mais rentável, e que além disto é um local de uso da comunidade. A Prefeitura de São Paulo está atendendo as exigências da Fórmula 1, e principalmente abrindo espaço para que o equipamento, que fica próximo ao transporte público, seja utilizado para outras finalidades.

Em 2015 serão entregues o Edifício de Apoio (“Team Building”), que compreende uma construção térrea com 4.000m², e que está destinado à acomodação das estruturas técnicas das equipes de competição e das entidades desportivas, englobando instalações de apoio que terão três vezes mais área útil para trabalhar, passando de 70 metros quadrados para 210 metros quadrados. Neste edifício serão instalados dois núcleos de sanitários; catracas de acesso aos boxes; gases industriais; ar comprimido; cozinhas, auditório, salas multiuso e as novas áreas reservadas para as equipes de corrida. O espaço conta com uma nova infraestrutura subterrânea de cabeamento e tubulação.

Nesta etapa das obras, o edifício de apoio conta com 80% de suas instalações executadas, sendo que os 20% restantes estão atrelados à continuidade das obras (2016), juntamente com a adequação do edifício dos boxes (“pit building”); com as obras no pavimento superior, imediatamente acima dos primeiros boxes, onde será implantado o “race control”, e com a reforma e adequação na área de imprensa (“Media Centre”).

O Paddock (área livre na retaguarda dos boxes) foi ampliado, aumentando sua largura, assegurando uma circulação com 10 metros de largura livre. Em 2016 essa área receberá uma moderna cobertura de membrana e telha metálica em toda área posterior aos boxes.

O Centro Operacional terá 3.500 m² divididos em seis pavimentos, assim distribuídos: pavimento térreo (quatro novos boxes, aferição e controle das provas); dois pavimentos superiores (multiuso); três pavimentos inferiores (área administrativa e operacional).

Ao final da reforma, o autódromo contará com 28 novos boxes, o que representa um aumento de 15% na área disponível destas instalações.

Também acompanharam a vistoria das obras o secretário adjunto de SIURB, Osvaldo Misso, o secretário Salvador Zimbaldi (Turismo); Alcino Reis Rocha (presidente da SPTuris); Tamás Rohonyi, Promotor do Evento Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 – 2015, Cláudia Ito, Diretora Geral do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, Antônio Dias Barroso, Subprefeito de Capela do Socorro, e o presidente e CEO da Formula One Management e da Formula One Administration, Bernie Ecclestone.

Texto: Maria Regina Nogueira Jornalista Mtb 19.271

Fotos: Maiara Torres

Textos utilizados para pesquisa: release de imprensa SPObras, e release de divulgação Secom

clique aqui para ver a apresentação do secretário de SIURB