Inauguração de mais uma creche na zona leste

Somando os equipamentos de educação em São Miguel Paulista temos um investimento de R$ 108,96 mi

 A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, por meio do Departamento de Edificações, EDIF concluiu as obras de construção do Centro de Educação Infantil CEI Ventura Branco, localizada na Rua Seis (acesso pela rua Japichaua), Vila Jacuí, zona leste, em janeiro de 2016. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A CEI Ventura Branco tem 2.900 m² de área do terreno, e 1.030 m² de área construída. A creche é composta por dois pavimentos. No térreo está a cozinha, despensa, lavanderia, banheiro de funcionários, secretaria, almoxarifado, sanitários para as crianças, sanitários especiais, berçário, copa para bebes, banho e troca, lactário, e as áreas de circulação. No outro pavimento está a brinquedoteca, varanda, diretoria, coordenação pedagógica, banho, troca, sala de professores, copa para professores, minigrupos, e sanitários para funcionários, crianças e acessíveis.

Um dos grandes diferenciais das unidades escolares infantis é a preocupação com a acessibilidade infantil. Os banheiros e escadas têm equipamentos em altura e tamanho compatíveis com a idade, sendo um trabalho pioneiro da SIURB na área de EDIF – Projetos. As escolas são projetadas com aproveitamento da iluminação externa, que aumenta a luminosidade e economiza energia. Todas têm caixas d’água para água de reuso, que só abastecem as descargas dos banheiros e área do pátio para limpeza.

As obras foram executadas por meio do Departamento de Edificações da SIURB (EDIF) e o investimento foi de R$ 3,1 milhões.

Outras obras da educação na região

Estão concluídas a CEI Jardim Lapena (Rua Dr. Almiro dos Reis); a CEMEI Serra da Juruoca; a CEI Kumaki Aoki (Rua Cirilo A. da Silva); a EMEF Capistrano de Abreu (Rua Manoel Martins de Melo); a EMEF Miguel Delia; EMEF Criúva (Rua Chá do Jesuíta); a EMEF Henrique Xavier; a EMEF Jacuí (Rua Faveiro do Mato); a EMEI Aldo Giannini (Rua Arraial de Santa Bárbara). Estão em andamento a construção da CEI Baltazar Santana (Rua Faveira do Mato); e do CEU São Miguel (Rua José Ferreira Crespo).

 

Texto: Maiara Torres / Daniela Martins 

Fotos: Irene Beatriz