CGE registra madrugada mais fria do ano

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), a madrugada de hoje (24) foi a mais fria do ano até o momento, registrando temperatura média mínima de 9,3°C na Cidade. A menor temperatura absoluta foi registrada pela estação meteorológica automática de Capela do Socorro, que marcou 7,5°C.

A marca dos termômetros justificou o estado de atenção (17h04) e alerta (22h55) para baixas temperaturas em toda a Cidade, em vigor desde ontem (23). O estado de atenção para baixas temperaturas é decretado quando a sensação térmica em São Paulo é inferior a 13°C, e o estado de alerta, quando a sensação térmica é inferior a 10°C.

A última vez que uma temperatura média semelhante a essa foi aferida durante a madrugada foi no dia 14 de agosto de 2014, em pleno inverno, com média de 9,3°C na Cidade. A madrugada mais fria de 2016 era, até então, a do dia 2 de maio, que teve média de 10,2°C em São Paulo.

De acordo com Michael Pantera, meteorologista do CGE, “uma massa de ar de origem polar chegou ao estado de São Paulo na tarde de ontem, provocando acentuado declínio das temperaturas. Além disso, as condições de chuviscos e chuvas fracas, somadas aos ventos moderados que sopram do oceano, aumentam a sensação de frio nesta manhã de terça-feira”.

Apesar das aberturas de sol, as temperaturas não devem subir muito. As máximas devem ficar em torno dos 18°C. A sensação térmica, que está cerca de 6°C abaixo da temperatura real aferida pelos termômetros devido à velocidade dos ventos, deve permanecer baixa ao longo do dia. Além disso, as próximas madrugadas devem continuar frias na Grande São Paulo.

Tendência para os próximos dias

A massa de ar polar mantém as temperaturas baixas nos próximos dias, principalmente durante as madrugadas. No período da tarde o sol volta a predominar e ajuda a diminuir a sensação de frio.

A quarta-feira (25) ainda começa gelada com variação de nebulosidade, formação de neblina e chuviscos. No decorrer do dia o tempo melhora e o sol retorna entre nuvens, o que diminui a sensação de frio. As temperaturas variam entre mínimas de 9ºC e máximas que podem chegar aos 22ºC. No final da tarde a nebulosidade aumenta, porém são poucas as condições de chuva.

Na quinta-feira (26) o sol volta a predominar, com temperaturas baixas durante a madrugada e em gradativa elevação ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 11ºC e máximas que podem chegar aos 24ºC. Entre o final da tarde e a noite a nebulosidade aumenta, mas não há previsão de chuva.

Texto: Juliana Cruz - Assessoria de Imprensa - CGE 

Fone: (11) 3396-6739/6740