Capital registra madrugada mais quente do inverno

Após tarde mais quente da estação, termômetros marcaram 19,4°C nessa madrugada

A madrugada desta quarta-feira (14) foi a mais quente do inverno de 2016, com 19,4°C de média das temperaturas mínimas, de acordo com o aferido pelas estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo. A madrugada de ontem (13) detinha o recorde anterior, com 19°C, e a tarde dessa terça-feira foi a mais quente do inverno, com 32°C em média na cidade. Ontem, durante a tarde, as maiores temperaturas foram registradas nas subprefeituras de Freguesia do Ó, naZona Norte, com 33,5°C, e Campo Limpo, na Zona Sul, com 33,2°C.

De acordo com Thomaz Garcia, meteorologista do CGE, isso ocorre devido à presença de uma massa de ar seco e quente que ganhou força desde o último fim de semana. “Este sistema, além de produzir temperaturas elevadas, derrubou os índices de umidade e provocou a segunda tarde mais seca do inverno de 2016, com percentuais médios de 24,8% nas horas mais quentes do dia”, afirma. Até então, a tarde mais seca da estação era a do dia 14 de agosto, com índices mínimos médios de 20,2%. Tanto as temperaturas quando os índices de umidade não são incomuns para a época e não bateram recordes em relação a invernos anteriores.

Para a tarde de hoje (14) não são esperadas temperaturas superiores a estas, já que os termômetros devem registrar ligeira queda. A propagação de uma frente fria, responsável pelo aumento de nebulosidade e consequente diminuição do calor, também causa pancadas isoladas de chuva com curta duração e até moderada intensidade a partir do início da tarde de hoje.

Já na quinta-feira (15), o sistema frontal se afasta da costa paulista e os ventos passam a soprar do mar. Com isso, os percentuais de umidade se elevam e o céu varia de nublado a encoberto, com potencial para chuviscos a partir do final da tarde. Os termômetros oscilam entre a mínima de 14°C e a máxima que não deve superar os 23°C. A umidade do ar permanecerá acima dos 50%.

Na sexta-feira (16), os ventos continuam soprando do quadrante sudeste, o que traz umidade para toda a faixa leste paulista. Por conta disso, o tempo fica fechado e há potencial para ocorrência de garoa, principalmente no início e no final do dia. As temperaturas ficam entre a mínima de 13°C e a máxima de 21°C.

No fim de semana, com o afastamento da massa de ar frio pós-frontal, o sol deve aparecer e a sensação volta a ser de tempo abafado. Há potencial para chuvas em forma de pancadas isoladas no final das tardes.
 

Texto: Assessoria de Imprensa CGE 

Data: 14/09/2016