Prefeitura faz interdição parcial da Ponte da Freguesia do Ó e obra emergencial na Ponte da Casa Verde

As duas medidas são para garantir a segurança da população

A CET interditou, a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), a faixa da direita da Ponte da Freguesia do Ó, sentido bairro-centro, na Zona Norte. A decisão foi tomada pela SIURB após a empresa EGT Engenharia Ltda., responsável pelo laudo estrutural, concluir a reconstituição (retroanálise) do projeto da ponte e constatar que a estrutura está suportando peso acima das especificações para a qual foi projetada. Para garantir a segurança da população, uma faixa foi interditada, permitindo aliviar a carga sobre a estrutura.

Ponte da Casa Verde - A SIURB vai realizar obra emergencial para recuperar a viga da Ponte da Casa Verde avariada por duas colisões de caminhões em menos de 48 horas. Para realização das obras, será mantida a interdição da faixa da direita da Ponte da Casa Verde, sentido bairro-centro. A decisão se baseia no relatório técnico elaborado pela Engeti Consultoria e Engenharia S/S Ltda., - contratada para fazer o laudo estrutural da ponte.

Nove empresas estão realizando em 16 pontes e viadutos da cidade laudos estruturais, uma espécie de radiografia de cada uma das estruturas. Desde que os trabalhos foram iniciados em janeiro, a Prefeitura interditou parcialmente a Ponte da Freguesia do Ó e a da Casa Verde, além da Ponte da Marginal do Tietê que dá acesso à Dutra, que foi totalmente interditada após a constatação do rompimento de uma viga. Além dessas, as obras emergenciais para recuperação do pilar do viaduto da Marginal Pinheiros, que cedeu em novembro, estão em fase final e a liberação está prevista para o dia 18 de março. Todas as medidas adotadas visam garantir a total segurança da população.

A SIURB já realizou a 33 vistorias em pontes e viadutos seguindo as orientações do Tribunal de Contas do Município (TCM). Deste total, em 16 Obras de Arte Especiais (OAE) foram contratadas empresas para realizar laudos estruturas por emergência. Nas 17 restantes os laudos serão contratados por meio de licitação pública. Outras 40 OAE estão sendo vistoriadas para definir em quais delas há a necessidade de contratação de laudos com dispensa de licitação.

Quando a SIURB concluir os laudos e obras das 73 OAEs, terá atendido ao extinto Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2007, que vinha sendo cumprido até 2012, mas foi abandonado pela gestão anterior e retomado pela atual. A secretaria, no entanto, continuará executando os trabalhos até atingir as 185 pontes e viadutos sob a responsabilidade do município, como determinou o prefeito Bruno Covas. Importante lembrar que a SIURB também está realizando um novo cadastramento de OAE.

Secretaria Especial de Comunicação
22/2/2019