População da Vila Albertina recebe UBS reformada

Do piso ao telhado, Unidade Básica de Saúde Vila Albertina Dr. Osvaldo Marçal recebeu melhorias para atender 25 mil pessoas que vivem na região do Jardim Tremembé na Zona Norte

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS) entrega nesta quarta-feira (24/7), às 11h30, as obras de melhoria da UBS Vila Albertina Dr. Osvaldo Marçal. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).A unidade conta com médico clínico geral, pediatra, ginecologista, além de seis equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A UBS é gerenciada pela Organização Social (OS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS).

A UBS Vila Albertina recebeu melhorias na cobertura, com a troca de telhas e cumeeiras danificadas, nas luminárias internas e externas, a manutenção de para-raios, hidráulica, novas válvulas dos sanitários, substituição de torneiras, instalação de portas venezianas nos abrigos, revisão das telas de proteção dos caixilhos e esquadrias de ferro, instalação de novo piso tátil, adequação para acessibilidade, além de pintura na parte interna e externa da Unidade. Para a conclusão destas obras de melhorias, a administração investiu R$ 386.329,39.

A estrutura física do prédio é composta por 25 salas, com uma recepção, uma farmácia, um Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (SAME), uma sala de vacinação, uma sala de observação, uma sala de procedimentos, uma sala de medicação, uma de esterilização, uma de expurgo, uma sala de curativo, uma sala de acolhimento, uma sala de regulação, oito consultórios, dois sanitários acessíveis, um Departamento Médico Legal (DML) e dois 02 sanitários femininos.

O efetivo da unidade conta com psicólogos, técnicos de enfermagem, de Saúde bucal, farmacêutico, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, terapeutas ocupacionais, profissional de educação física na saúde, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, agente sanitário além pessoal administrativo, totalizando 106 profissionais.