Ponte Jânio Quadros, sentido centro-bairro, foi interditada para continuidade das obras emergenciais

Interdição aconteceu das 22h de sexta-feira (16/8) até as 5h da madrugada de segunda-feira (19/8). A pista central da Marginal Tietê, sentido Rodovia Castelo Branco também terá o trânsito interrompido no mesmo horário.

 A pista centro-bairro da Ponte Jânio Quadros  ficou totalmente interditada das 22h de sexta-feira (16/8) até as 5h da madrugada de segunda-feira (19/8) para continuidade das obras emergenciais em duas das quatro vigas de sustentação, danificadas por sucessivas colisões de caminhões que não respeitam o limite de altura permitido. A pista central da Marginal Tietê, sentido Rodovia Castelo Branco também terá o trânsito interrompido no mesmo horário.

A interdição na ponte também conhecida como Vila Maria foi necessária para concretagem das vigas, onde já foi removida a camada de concreto que estava danificada (apicoamento), além da montagem da armadura de reforço e seus encaixes.

O laudo estrutural da ponte feito pela empresa Bureau Veritas do Brasil Sociedade Classificadora e Certificadora Ltda. apontou a necessidade de imediata interrupção do tráfego de caminhões, para aliviar a carga sobre a estrutura, motivo pelo qual, em 29 da maio, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) solicitou à CET a proibição da circulação de caminhões na Ponte Jânio Quadros, sentido centro-bairro. A medida foi necessária para garantir a segurança da população.

Manutenção

O Programa de Manutenção de Obras de Artes Especiais (OAE) da Prefeitura prevê a realização de vistorias nas 185 pontes e viadutos da cidade. Deste total, 73 já passaram por vistoria visual, o que resultou na contratação emergencial de 18 laudos estruturais, enquanto que 36 laudos estão sendo licitados. Os 18 laudos emergenciais já foram entregues e estão em fase de análise. A licitação para contratação de outros 19 laudos está sendo elaborada. SPObras continua realizando as vistorias visuais das outras 112 OAEs.

Trânsito

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na região, visando manter as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários da via.

Interdições

  • Ponte Presidente Jânio Quadros, sentido bairro;
  • Marginal Tietê, pista central, sentido Castelo Branco.

Alternativas

Marginal Tietê, Pista Central, sentido Castelo Branco: seguir pela Transposição da Pista Central/Local, Avenida Morvan Dias de Figueiredo 200m após a Ponte do Tatuapé, Avenida Morvan Dias de Figueiredo, Transposição da Pista Local/Pista Central 500 metros antes da Ponte da Vila Maria;

Rodovia Presidente Dutra, saída na Marginal: seguir pela Transposição da Pista Central/Local, Avenida Morvan Dias de Figueiredo até Transposição da Pista Local/Central, 500 metros antes da Ponte da Vila Maria;

Ponte Presidente Jânio Quadros, sentido Vila Maria: veículos oriundos da Rua Jequitinhonha deverão seguir pela Avenida Guilherme Cotching, à direita na Rua Juvenal Gomes Coimbra, Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, alça de acesso para Ponte do Tatuapé, Ponte Tatuapé sentido Dutra, Alça de descida para Marginal Tietê, Pista Local, sentido Castelo Branco, Avenida Morvan Dias de Figueiredo e Rua Isidoro Matheus.

Recomendações

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
  • Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
  • Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações das interdições

 

Secretaria Especial de Comunicação
15/8/2019