Ponte do Jaguaré foi interditada na tarde de domingo para teste de carga

Ponte passou por obras emergenciais de recuperação estrutural, após ser atingida por um incêndio

 A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informa que a Ponte do Jaguaré foi interditada neste domingo (24), das 14h às 17h, para realização de teste de carga na pista sentido bairro. A ponte passou por obras emergenciais de recuperação estrutural, após ser atingida por um incêndio no dia 21 de junho. Foram utilizados no teste de carga 22 caminhões do tipo “betoneira”, cada um pesando 26 toneladas. Como os resultados dos testes foram positivos, a ponte pôde ser liberada ao trânsito, um mês antes do prazo previsto para conclusão das obras. A CET monitorou o trânsito na região.


Trânsito

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na região, visando manter as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.


Alternativas


• Os veículos oriundos da Avenida Queiroz Filho, em direção à Avenida Jaguaré, poderão trafegar pelo tabuleiro da Ponte, sentido centro, que funcionará com duas faixas no sentido bairro/centro e uma faixa no sentido centro/bairro;

 

Recomendações

· Atenção à sinalização e eventuais movimentações das máquinas e equipamentos relativos à obra;
· Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
· Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança.


Para recuperação da ponte, foram realizadas três interdições parciais para execução das seguintes serviços: macaqueamento para adequação dos aparelhos de apoio; troca de juntas de dilatação; reforço na laje inferior e na do passeio; e a instalação de mantas de reforço (feitas de carbono) para recuperação das vigas.

Histórico

Após ser atingida por um incêndio, a Ponte do Jaguaré permaneceu totalmente interditada por quatro dias para o tráfego de veículos. No dia 25 de junho a pista bairro-centro foi liberada para circulação de veículos leves, no dia 26 duas faixas da pista sentido centro-bairro também foram liberadas para veículos leves.

Em 5 de julho, depois da realização de monitoramentos e cálculos estruturais, foi liberada a circulação de ônibus simples (dois eixos) nos dois sentidos da Ponte do Jaguaré. A circulação de veículos pesados, caminhões e ônibus acima de dois eixos continuou proibida durante toda a execução da obra, para garantir a segurança dos motoristas. Os serviços de recuperação da ponte foram executados pela G2O Gerenciamento e Obras Ltda.

Manutenção

Em um ano de trabalho para implantação de uma cultura de manutenção de pontes e viadutos, a Prefeitura de São Paulo realizou 126 inspeções visuais; 8 obras emergenciais foram concluídas e outras 7 estão em andamento; três editais de licitação foram lançados para contratação de 55 laudos estruturais, e até o dia 21 de dezembro estarão na rua os editais dos 71 laudos restantes. Foram finalizadas as obras nas pontes do Limão, Dutra, Freguesia do Ó, Casa Verde, Jânio Quadros, pontilhão Itaim e do viaduto da Marginal Pinheiros e a Ponte do Jaguaré. Estão em andamento as obras da ponte Cidade Jardim e dos viadutos Miguel Mofarrej, Alcântara Machado e pontilhão do Córrego Três Pontes.