São Paulo ganha mais um Descomplica SP, agora no Jabaquara

Capital passa a contar com seis unidades do programa que propõe novo padrão de atendimento ao cidadão. São mais de 300 serviços ofertados, como a emissão da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único para idoso e pessoa com deficiência e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre tantos outros. Saiba mais em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

 A Prefeitura de São Paulo lançou mais uma unidade do Descomplica SP, programa que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão, nesta quinta-feira (19). Disposta em um espaço de 1000 m², a unidade opera desde o dia 16, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Subprefeitura do Jabaquara, na Zona Sul (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314). Tem previsão de 1100 atendimentos diários.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Jabaquara dispõe de mais de 300 serviços, de 14 órgãos e secretarias, como Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único. Desde sua criação, em 2017, o Descomplica SP já realizou cerca de um milhão de atendimentos.

“Descomplicar é simplificar a vida na cidade. Ao levar serviços essenciais para perto das pessoas e aumentar a qualidade do atendimento das subprefeituras evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro, sem saber ao certo onde encontrar a resposta do que procura. Com tudo em um só lugar, garantimos mais conforto e gastos menores, tanto de tempo quanto de dinheiro”,destacou Juan Quirós, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Para descomplicar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e formação e capacitação do novo conceito de atendimento ao cidadão, com inteligência Prodam. “O Descomplica une tecnologia e atendimento de excelência para facilitar a vida das pessoas, com serviços de qualidade, agilidade e sem burocracia”, afirmou o presidente da empresa, Gelso Lima.

A dona de casa Rosana Wirtman esteve no Descomplica Jabaquara para fazer o bilhete único para idoso e ficou satisfeita com o atendimento."Foi tudo muito rápido. Mal cheguei e já estou indo embora. Também gostei do local, que é bastante amplo", disse.

A aposentada Maria Aparecida Menezes também visitou a unidade, para fazer o cartão de estacionamento para deficiente. "A descentralização dos serviços é muito importante para quem tem dificuldade de locomoção. Este Descomplica vai facilitar a vida das pessoas daqui do Jabaquara", enfatizou

O Descomplica SP está alinhado com a nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 11 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas Leste, Oeste, Norte e Sul da capital (São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo e Santana/ Tucuruvi), o programa entra ainda este mês em fase de testes, já aberto à população, em São Mateus, Jabaquara e Penha. Para o próximo ano, estão previstas unidades em Pirituba, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro e uma na região Central.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica SP
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou cerca de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado
Uma das inovações do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que estimula a relação de confiança entre agente público e cidadão.

Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço.

Secretaria Especial de Comunicação
19/10/2019