Tráfego de veículos é totalmente liberado no viaduto Miguel Mofarrej após testes de carga

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), informa que o viaduto Miguel Mofarrej, na Zona Oeste, foi liberado para o tráfego de todos os tipos de veículos, a estrutura passou por testes de carga na madrugada de sábado para domingo. Os trabalhos no viaduto foram concluídos 21 dias antes do previsto.

Os testes de carga realizados no viaduto Miguel Mofarrej foram do tipo dinâmico. Uma carreta, pesando entre 50 e 60 toneladas, percorreu as seis faixas do viaduto (três em cada sentido) a fim de recriar as movimentações do tráfego do dia a dia.

O viaduto passou por obras emergenciais de recuperação estrutural após o laudo técnico apontar a fissuração dos vãos centrais, o que indicava a perda da integridade estrutural. Para segurança dos motoristas, o tráfego de veículos pesados estava proibido desde o dia 29 de junho.

Histórico
Em 29 de junho, o tráfego de veículos pesados foi proibido no viaduto Miguel Mofarrej após o laudo estrutural, contratado em caráter emergencial, apontar a fissuração dos vãos centrais, o que indicava a perda da integridade estrutural. O tráfego de ônibus simples, com dois eixos, foi liberado no dia 5 de julho.
A contratação emergencial para as obras de recuperação foi publicada no Diário Oficial em 11 de julho, a Construtora Passarelli LTDA. foi a empresa responsável pela execução dos trabalhos. Para a recuperação do viaduto foi realizada a protensão (cabos de aço tensionados, presos em blocos de concreto, que passam a auxiliar no suporte do peso do tabuleiro) em seis vãos da estrutura.

Programa da Manutenção
Em um ano de trabalho para implantação de uma cultura de manutenção de pontes e viadutos, a Prefeitura de São Paulo realizou 126 inspeções visuais; 9 obras emergenciais foram concluídas e outras 3 estão em andamento. Três editais de licitação foram lançados para contratação de 55 laudos estruturais, e a previsão é que até o final de dezembro sejam publicados os editais dos 71 laudos restantes. A abertura dos envelopes das três licitações foi suspensa no dia 3 de dezembro, por recomendação do Tribunal de Contas do Município (TCM), para adequações nos editais. As explicações foram encaminhadas ao TCM na segunda-feira (9).

Foram finalizadas as obras nas pontes do Limão, Dutra, Freguesia do Ó, Casa Verde, Jânio Quadros, pontilhão Itaim, viaduto da Marginal Pinheiros, Jaguaré e Miguel Mofarrej. Estão em andamento as obras da ponte Cidade Jardim, viaduto Alcântara Machado e pontilhão do Córrego Três Pontes.