Viaduto Alcântara Machado tem tráfego liberado para veículos pesados

Obras emergenciais foram concluídas na terça-feira. Veículos leves estavam liberados para trafegarem pela via desde o dia 18 de setembro.

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), concluiu as obras emergenciais de recuperação do viaduto Alcântara Machado, na Zona Leste, atingido por um incêndio em setembro de 2019. A obra foi concluída na terça-feira (10). Nesta quarta-feira (11), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou o tráfego de veículos pesados na via, que estava proibido desde a noite do acidente. Os veículos leves estavam liberados para trafegarem pelo viaduto desde o dia 18 de setembro.

Para recuperação da estrutura foram trocadas quatro juntas de dilatação, substituídos os aparelhos de apoio de três vigas transversais, além da recuperação dos pilares, vigas e da laje sob o viaduto, que foram atingidos pelo fogo. A prefeitura investiu R$ 9,5 milhões nas ações emergenciais.

Recuperação de pontes e viadutos

A SIURB trabalha agora na elaboração do projeto de recuperação da passarela entre os tabuleiros (pistas) do Viaduto Pacaembu, por se tratar de uma ação emergencial os trabalhos devem ser concluídos até agosto. A secretaria concluiu as obras emergenciais do viaduto Alcântara Machado, pontilhão do Córrego Três Pontes, pontes Cidade Jardim, do Jaguaré, Casa Verde, Freguesia do Ó, Dutra, do Limão, Jânio Quadros, Pontilhão Itaim, além do viaduto da Marginal de Pinheiros e Miguel Mofarrej.

Até o momento foram realizadas vistorias visuais em 126 locais (222 unidades estruturais) e recebidos os laudos estruturais emergenciais de 18 locais (36 unidades estruturais). Em 28 de dezembro foram republicadas três licitações para a contratação de laudos estruturais de mais 55 pontes e viadutos, após ajustes no edital a pedido do Tribunal de Contas do Município (TCM).

Os envelopes foram abertos em 27 de fevereiro e, no momento, a documentação das empresas interessadas estão em análise. Em 17 de fevereiro foram publicadas as quatro últimas licitações para a contratação dos laudos estruturais dos 52 locais restantes, os envelopes serão abertos entre março e abril.

Secretaria Especial de Comunicação 

11/3/2020