Prefeitura conclui obras de canalização do Córrego Mirassol

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (11), as obras de drenagem do Córrego Mirassol, na Zona Sul. As obras foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

As intervenções no Córrego Mirassol estavam paralisadas desde 2012 por falta de recursos, a atual gestão retomou as obras em setembro de 2017 e concluiu a canalização do córrego em fevereiro de 2020. Ao todo, foram executados 1.740 metros de galerias e novo canal que auxiliam no combate às enchentes nas áreas baixas no entorno do Córrego Mirassol.

As obras foram realizadas entre a Rua dos Operários e a Rua Nossa Senhora da Saúde, passando pelas ruas Gilka, Simão Lopes e Dom Vilares. A SIURB executou 240 metros de novas galerias subterrâneas, com 2,6 metros de diâmetro, e 1.500 metros de canalização aberta no córrego.
Com sua capacidade de vazão ampliada, as águas do Córrego Mirassol agora são direcionadas para as galerias existentes na Avenida Presidente Tancredo Neves. A Prefeitura investiu R$ 8,5 milhões nas intervenções.

Outras obras de canalização pela cidade

A SIURB está atuando em importantes obras de canalização dos córregos da cidade. Em julho de 2019 foram retomadas as obras de canalização do Córrego Zavuvus (ZS), as intervenções estão previstas para serem concluídas em dezembro. No Córrego Tremembé (ZN) dois trechos de canalização foram concluídos entre 2017 e 2019, totalizando aproximadamente 700 metros de novas galerias. No Córrego Paciência (ZN) 460 metros de canalização foram finalizados desde 2019 e os trabalhos seguem em execução. No Córrego Dois Irmãos (ZL) as obras entre a Rua Bequimão e a Avenida Assis Ribeiro foram concluídas em outubro de 2019, o trecho de travessia sob a Av. Assis Ribeiro está em fase de estudo. No ano passado, na região central da cidade, tiveram início as obras no Córrego Anhanguera que já recebeu 200 metros de novas galerias, os trabalhos estão previstos para serem concluídos em janeiro de 2021.