Prefeitura conclui troca das juntas de dilatação em seis pontes e viadutos

Outras três estruturas estão com obras em andamento

Como parte do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está executando a troca de 43 juntas de dilatação (espaço entre as pistas para movimentação da estrutura), enquanto que outras 72 juntas já tiveram os serviços concluídos. As intervenções visam garantir a segurança e o conforto de motoristas e pedestres. A Prefeitura está investindo R$ 3,2 milhões nas obras, que são gerenciadas pela SPObras.

Na Ponte Domingos Franciulli Neto, na Zona Leste, a Secretaria executa a substituição de 12 juntas de dilatação, a previsão é concluir os trabalhos em abril. Já na Zona Oeste, no viaduto Raimundo Pereira de Magalhães estão sendo substituídas 18 juntas, os trabalhos também serão concluídos em abril. Na Zona Sul, 13 juntas do Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie estão passando por obras, essas intervenções serão concluídas em março.

As obras no viaduto Ladeira do Xisto, na Zona Leste, foram concluídas em dezembro de 2020 com a troca de oito juntas de dilatação. Em setembro de 2020 foram finalizadas as obras do viaduto República da Armênia, na Zona Sul, onde foram substituídas duas juntas. Também em setembro foram finalizados os serviços no viaduto Jacu Pêssego, com a substituição de 2 juntas.

Em janeiro, vinte juntas de dilatação foram trocadas na ponte do Piqueri, na Zona Norte. No Viaduto Deputado Luis Eduardo Magalhães, na Zona Sul, forma substituídas 18 juntas. Enquanto que a Ponte João Dias, na Zona Sul, recebeu 22 juntas de dilatação novas.

As próximas estruturas que terão suas juntas de dilatação substituídas são o viaduto Gazeta do Ipiranga, no Centro; Complexo Viário Aurélio batista Félix, na Zona Leste; túnel Jânio Quadros junto à Avenida dos Tajurás, na Zona Oeste; e o pontilhão na Marginal Tietê junto à Avenida José Maria de Faria, na Zona Norte.

Processo de substituição das juntas de dilatação:
Durante as obras, toda estrutura que compõe a junta de dilatação é substituída. O berço (área de concreto no entorno da junta) é demolido e a região passa por limpeza. Uma nova armação de aço é instalada juntamente com a forma para execução da concretagem. Após a cura (secagem) do concreto a forma pode ser retirada e a borracha que veda a junta é instalada. Para não causar transtornos no trânsito, as atividades são realizadas por faixas (sem a necessidade de interdição total das vias) e sempre fora dos horários de pico.


Junta de dilatação finalizada na ponte João Dias

 


Junta de dilatação em processo de troca na Ponte Domingos Franciulli Neto

 

Assessoria de Imprensa - SIURB