Mobilidade Sul - Corredores

- Corredor M’ Boi Mirim - Requalificação (OBRA INAUGURADA EM MARÇO/2016)

Saiba mais sobre as obras do corredor M'Boi Mirim

Com extensão de 8 km, este corredor desenvolve-se ao longo dos eixos viários da estrada do M’ Boi Mirim e Av. Guarapiranga, desde o terminal Jardim Ângela até a Estação de Transferência Vitor Manzini. Para que esse uso seja otimizado e para que o corredor, que atualmente tem graves problemas de fluidez e segurança, atenda a demanda com segurança e conforto aos usuários, devem ser realizadas as medidas apontadas e desenvolvidas no projeto, que incluem além da requalificação total de toda sua extensão, a reconfiguração total das paradas, supressão de paradas à direita realocando-as à esquerda, a readequação do sistema de informação ao usuário e a implantação de alça de retorno no Terminal Guido Caloi.

Justificativa: Principal ligação da região sudoeste com o centro de Santo Amaro, superando importante lacuna na prioridade ao transporte coletivo, desde a Ponte do Socorro até a região do Borba Gato.

Descrição: Requalificação do corredor hoje existente, implantando faixa de ultrapassagem nas paradas de maior demanda, com tratamento prioritário na sequência de vias que hoje estabelece a conexão deste corredor com os corredores José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz e Santo Amaro/ Nove de Julho, de um lado, e, de outro, Parelheiros/Rio Bonito/ Santo Amaro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro e Itapecerica/João Dias/Santo Amaro.

Objeto: Execução de obras e serviços de engenharia para a requalificação e reforma do corredor. Ampliação da extensão das plataformas. Substituição de abrigos. Readequação de plataformas.

Intervenção: Requalificação;

Desembarque: Esquerda;

Cobrança: Embarcada;

Recursos: Prefeitura Municipal de São Paulo e PAC-MOBILIDADE URBANA;

Extensão: 8 Km;

Valor: R$ 99 milhões (PAC);

Valor global: R$ 99 milhões;

Integração: Terminal de ônibus Jardim Ângela; Terminal de ônibus Guarapiranga; Estação de Transferência Vitor Manzini  - Corredores Rio Bonito e Guarapiranga; Estação Socorro (Linha 9 CPTM);

Intervenções: Implantação de pontilhão sobre córrego para tráfego de veículos e implantação de alça de retorno no Terminal Guido Caloi. 

Corredor M'Boi Mirim (Requalificação)

 

- Corredor Berrini (OBRA INAUGURADA EM DEZEMBRO/2016)

Saiba mais sobre as obras do corredor Berrini

Com extensão de 3,3 km, o corredor estabelecerá a ligação para ônibus paralela à Av. Marginal do Rio Pinheiros, sendo uma continuidade do corredor Diadema-Brooklin (lado sul) e Faria Lima (lado norte), propiciando o atendimento da população da região do Jd. Miriam, além da integração da Linha 9 Esmeralda da CPTM e futura Linha 17 Ouro do Metrô, garantindo o deslocamento para o polo empresarial e financeiro da Av. Eng° L. C. Berrini. Conectará também a Av. João Dias, Terminais da Zona Sul e Terminal Santo Amaro (através da nova Av. Chucri Zaidan), atuando como uma importante opção à população da Zona Sul com destino à região oeste da cidade.

Descrição: Obra de implantação de corredor exclusivo de ônibus com faixa à esquerda, faixa de ultrapassagem nas paradas, cobrança embarcada e pavimento rígido nos 3,3 km da Avenida Eng° Luiz Carlos Berrini.

Objeto: Execução de obras e serviços de engenharia para a implantação do corredor com faixa exclusiva à esquerda com pavimento rígido em toda a sua extensão inclusive nas paradas e faixas de ultrapassagem, nos dois sentidos. Paradas com cobrança de tarifa desembarcada.

Percurso: Av. Engº Luís Carlos Berrini e Av. Chucri Zaidan entre a Rua Gomes de Carvalho e Rua Roque Petroni Jr;

Intervenção: Novo;

Desembarque: Esquerda;

Cobrança: Embarcada;

Recursos: PAC-MOBILIDADE URBANA;

Valor Global: R$ 45 milhões;

Investimento: R$ 45 milhões (PAC);

Integração: Corredor ABD (EMTU); Estação Morumbi (Linha 9 CPTM); Estação Berrini (Linha 9 CPTM); Estação Vila Olímpia (Linha 9 CPTM).

Corredor Berrini

- Binário Santo Amaro - Requalificação (OBRA ENTREGUE):

Acompanhe o andamento das obras do corredor Binário Santo Amaro

Com 8 km, consiste na execução de um conjunto de ações e intervenções que requalificará o entorno do Terminal Santo Amaro, implantando faixa de ultrapassagem nas paradas de maior demanda, com tratamento prioritário na sequência de vias que hoje estabelece a conexão deste corredor com os corredores José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz e Santo Amaro/ Nove de Julho, de um lado, e, de outro, Parelheiros/Rio Bonito/ Santo Amaro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro e Itapecerica/João Dias/Santo Amaro.

Percurso: da Rua da Fraternidade até a Estação de Transferência Vitor Manzini;

Intervenção: Requalificação;

Desembarque: Esquerda e Direita;

Cobrança: Embarcada;

Recursos: Prefeitura Municipal de São Paulo e PAC-MOBILIDADE URBANA;

Extensão: 8,5 Km;

Valor Global: R$ 48 milhões;

Investimento: R$ 40 milhões (PAC)/ R$8 milhões (PMSP);

Objeto: Execução de obras e serviços de engenharia para as obras de ampliação e melhorias viárias para com tratamento prioritário na sequência de vias que estabelece a conexão com os corredores José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz e Santo Amaro/ Nove de Julho, de um lado, e, de outro, Parelheiros/Rio Bonito/ Santo Amaro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro e Itapecerica/João Dias/Santo Amaro;

Integração: Estação de Transferência Vitor Manzini – Corredores Rio Bonito e Guarapiranga; Estação Socorro (Linha 9 CPTM); Terminal / Estação Santo Amaro (Linha 5 Metrô / Linha 9 CPTM); Estação Largo Treze (Linha 5 Metrô); Corredor João Dias – Itapecerica; Corredor Nove de Julho – Santo Amaro; Corredor Ibirapuera;

Intervenções: Alargamento das Av. Mário Lopes Leão e R. Barão do Rio Branco; alteração de fluxo viário; inversão de sentido; e restrição ao tráfego.

 
Binário Santo Amaro