Secretário de Infraestrutura Urbana fala à população de Aricanduva, Vila Carrão e Vila Formosa sobre obras e Plano de Metas da Prefeitura

Roberto Garibe, secretário de Infraestrutura Urbana visitou nesta quinta-feira (21) a Subprefeitura Aricanduva, onde recebeu moradores, lideranças locais e imprensa para falar dos investimentos da Prefeitura na região, bem como colher dos próprios residentes informações que possam estreitar sua relação com o poder público para solução de problemas. O evento faz parte de uma série de palestras que o novo secretário tem feito às subprefeituras.

“A pedido do prefeito Haddad, nós estamos procurando as subprefeituras para mostrar o que o governo está fazendo. Muitas vezes, a comunicação que se faz não transmite ao certo tudo que queremos, então nada substitui o contato pessoa.”

Garibe apresentou o Programa de Governo, as metas estabelecidas para a gestão 2013 a 2016, objetivos já alcançados e ações que estão em curso, distribuídas nos três eixos: direitos sociais; redução das desigualdades e desenvolvimento sustentável e gestão descentralizada e participativa. O secretário falou resumidamente sobre as 123 metas do governo, que somam orçamento de R$ 25 bilhões em investimentos, realçando que a cidade de São Paulo voltou a ter investimentos à altura de sua grandeza.

Com gráficos, fotos e imagens de ações recentes explicou as construções de equipamentos para saúde e educação, a meta de construção de 55 mil unidades habitacionais – maior programa no gênero já realizado nos Estado de São Paulo -, a meta para regularização fundiária para 200 mil famílias, igualmente a maior ação nesta área, além das ações relativas ao Programa de Mobilidade Urbana, com a implantação de 150 km de corredores exclusivos para ônibus, meta já superada em 100%.

Na área de mobilidade, Roberto Garibe falou sobre o status das obras importantes para a região. No foco, o Corredor Leste Aricanduva, Corredor Leste Radial 1, Corredor Leste Radial 2, Corredor Leste Radial 3, Corredor Leste Itaquera e Terminal Itaquera. Sobre o tema, frisou que a Prefeitura está investindo em 22 grandes intervenções urbanas.

Com R$ 5 bilhões de investimentos em obras viárias e de drenagem, o secretário de Infraestrutura Urbana mostrou à plateia o Programa de Redução de Alagamentos – PRA, que já tem 22 obras de drenagem concluídas e outras 27 em execução. No elenco extenso de ações, as obras do prolongamento da Nova Radial Leste já foram iniciadas.

Os impactos positivos desse Programa de Metas já são constatados pela população. Por exemplo, a redução significativa com o tempo de ida e volta nos trajetos dos coletivos pelos corredores exclusivos. Após a explanação do secretário, os moradores fizeram suas perguntas e reclamações, a maioria delas sobre problemas relacionados à canalização do Córrego Rapadura e a remoção de parte das famílias, já feita, para as obras. O Córrego da Pedra também teve canalização solicitada, bem como obras de creches na rua ao lado do CEU Formosa, entre outras questões.

A moradia foi tema central das intervenções do auditório da Subprefeitura Aricanduva. Sobre o grande projeto da Prefeitura para sanar todos os problemas causados pelas enchentes do Córrego Aricanduva, problema histórico, Roberto Garibe foi claro: “A Caixa Econômica já liberou a licitação para as obras do Córrego Aricanduva, que devem acontecer no fim deste mês. Isto é uma vitória, gente! Em dezembro podemos fechar o contrato e pôr na rua as obras de canalização”.

O secretário destacou a importância que tem a criação dos Conselhos Participativos nas 32 subprefeituras, que tem dado mais eficiência à participação popular, sendo que muitas perguntas e solicitações vieram justamente dos representantes destes conselhos. Estiveram presentes ao encontro o subprefeito Marco Antônio Ernandez, a ex-subprefeita arquiteta Dilian Guimarães, o vereador Massataka Ota, Paulo Eduardo, coordenador de Obras de Siurb, Osvaldo Misso, secretário adjunto e Ariovaldo Lopes, diretor de Obras.

 Clique aqui para ter acesso à apresentação exibida durante a visita.

No auditório da Subprefeitura, comunidade aguardava a chegada do Secretário de Infraestrutura

 

Garibe durante a apresentação à comunidade local

 

A mesa foi composta pelo Secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe, pelo subprefeito de Aricanduva, Marco Antônio Ernandez, pela ex-subprefeita, Dilian Guimarães e pelo vereador Massataka Ota

 

Após a fala do Secretário foi aberta uma rodada de perguntas onde a comunidade pôde se manifestar

 

Graccho Braz Peixoto

 

Assessoria de Comunicação

21/08/2014 - SPOBRAS