SPObras imprime ritmo intenso de trabalho para a construção da Ponte Laguna

Vinte palmeiras foram transplantadas próximas de onde foram removidas a fim de manter o projeto paisagístico da Marginal Pinheiros

Diversos trabalhadores já estão tocando, em ritmo acelerado as obras de fundação da ponte Laguna, que fará a travessia do Rio Pinheiros. Neste momento, as ações estão concentradas no canteiro nas imediações da entrada do Parque Burle Marx. Além das palmeiras, outras seis árvores foram transplantadas na mesma reta da pista para manter o belo paisagismo do canteiro verde da via.

Do outro lado da pista, trabalhadores já estão preparando o terreno onde será construído o acesso de entrada da ponte, na Rua Professor Alceu Maynard Araujo com Luiz Seraphico Junior, altura do número 177. Nessa região, junto ao canteiro central da Av. Nações Unidas, será construído um segundo acesso à ponte Laguna como alternativa dos que se deslocam para o bairro Morumbi. Neste local serão feitos 24 transplantes de árvores do canteiro verde. De acordo com o engenheiro Omar Ayubi, da SPObras, responsável pelas intervenções, no momento está sendo aguardada a elevação da fiação, por parte da Eletropaulo, e a remoção de um comércio localizado na Rua Luiz Seraphico Junior com a Av. Nações Unidas.

As obras da Ponte Laguna estão sendo executadas pela Prefeitura de São Paulo, através da SPObras. A ponte irá melhorar o tráfego na Marginal Pinheiros e faz parte de uma série de adequações viárias que serão executadas nas imediações da Marginal Pinheiros, com o objetivo de desafogar o trânsito na ponte João Dias. São obras previstas pela Operação Urbana Água Espraiada. A Ponte Laguna será uma alternativa viária para os que vêm da Av. Santo Amaro com destino à Marginal, e também uma alternativa a mais para os que irão acessar o bairro Morumbi. Nesses bairros da Zona Sul, a expectativa pela construção desses novos equipamentos urbanos é muito grande, pois facilitará os deslocamentos, hoje concentrados nas pontes Morumbi e João Dias.

As obras de melhorias viárias preveem o prolongamento da Av. Chucri Zaidan, a construção de duas novas pontes sobre a Marginal Pinheiros (Laguna e Itapaiúna), além da construção de um túnel na altura das ruas Américo Brasiliense com a José Guerra, no coração da Chácara Santo Antônio. O túnel deverá ter por volta de 1.000 metros de extensão e terá dois sentidos e duas pistas de cada lado. Já no trecho da Av. Chucri Zaidan está previsto o alargamento da via, que passará a contar com duas pistas de quatro faixas de cada lado, sendo a faixa da esquerda exclusiva para o transporte público.

Na foto acima é possível ver as palmeiras já transplantadas

 

Canteiro de obras localizado nas imediações do Parque Burle Marx

 

Assessoria de Comunicação

22/08/2014 - SPOBRAS