Ampliadas as frentes de trabalho das obras da galeria para o Córrego Água Preta

Dois poços de serviço serão escavados próximo à CPTM; a cravação de perfis em terreno da Escola de Samba Mancha Verde também já começou

As obras para a construção das galerias dos Córregos Sumaré e Água Preta, na Zona Oeste, não param. Duas novas frentes de trabalho foram abertas para dar continuidade às novas etapas. Uma delas fica às margens da CPTM, onde o terreno passou por limpeza com a retirada de 23 caminhões de entulho e, em breve, será iniciada a escavação de dois poços de serviços; e a outra na Rua Nicolas Boer, no sentido Av. Marquês de São Vicente, ao lado da Escola de Samba Mancha Verde, onde começaram a ser cravados os perfis.

O trecho terá galerias pré-moldadas, com aduelas que se conectarão, no sentido Marginal Tietê, a 120 metros das galerias que já estão executadas; e no sentido Pompéia, onde chegará aos túneis no terreno da CET. Nesta frente, os poços de serviços estão prontos, concretados e recebendo o Jet Grounting, uma tecnologia que utiliza aplicação de argamassa de cimento a alta pressão que visa melhorar a estabilidade do solo na abertura dos túneis, para que as escavações tenham início. Só neste trecho serão 150 perfurações.

Deste ponto, a galeria segue em túnel até encontrar a galeria pré-moldada, já próxima à CPTM, que está com 120 metros de extensão de cada lado e boa parte já concluída. “Aqui já estamos finalizando a colocação de aduelas e faltam 50 metros para chegarmos a CPTM. Também estamos retirando os perfis para reutilização na outra frente, próximo à Mancha Verde”, explicou o engenheiro Chen Cheng Tung, da SPObras. Segundo o engenheiro Norberto Duran, da SPObras, a equipe aguarda a resolução de algumas interferências, como a demolição da guarita da empresa Pedrasil e a remoção de árvores às margens da CPTM para que a escavação dos poços de serviço sejam iniciadas no terreno.

Hoje a equipe trabalha no projeto de embocadura do rio Tietê, uma obra grande para a saída da água. ”Como o volume de água é muito grande, precisa-se de uma obra que possa combater a dissipação da energia da água”, explicou o engenheiro. Esta obra será anexa aos túneis localizados próximos à Marginal Tietê, hoje eles têm respectivamente 15 e 8 metros de extensão. Ambos avançam gradativamente, respeitando todo o processo construtivo adotado que inclui utilização de concreto projetado, cambotas metálicas e enfilagem.

Concretagem das juntas das aduelas

 

Perfis são cravados próximos ao terreno da escola de samba Mancha Verde

 

Túnel próximo à Marginal Tietê

 

Assessoria de Comunicação

22/08/2014 - SPOBRAS