Prefeito Fernando Haddad e Secretário de Infraestrutura Urbana vistoriam obras dos córregos Sumaré e Água Preta

O prefeito Fernando Haddad e o secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe, vistoriaram na última quarta-feira, 27/08, das galerias dos Córregos Sumaré e Água Preta. É a segunda visita que o Prefeito faz à região.

O projeto é considerado um dos mais importantes relacionados à drenagem que está em curso na cidade.

De acordo com o Prefeito, a obra é tão importante que requer atenção especial da parte dele. Haddad afirmou, durante reunião com os engenheiros, técnicos e diretores de SPObras que, se houver dificuldades adicionais, ele pessoalmente pretende resolvê-las.

“Essa obra é muito importante para cidade. A população que vive nessa região já não aguenta mais as constantes enchentes. São 40 anos vivendo essa situação que nunca é resolvida. Não dá para esperar mais nenhum minuto. Temos que resolver isso logo. Se houver necessidade, me avisem que eu mesmo quero resolver”, instou o Prefeito.

Sob responsabilidade de SPObras, as obras fazem parte das intervenções previstas na Operação Urbana Água Branca.

O problema é que, ao iniciar as obras, várias interferências foram encontradas e podem atrasar o cronograma, tais como a linha da CPTM, o coletor tronco da Sabesp, postes da Eletropaulo, galerias da Congás e árvores entre outras.

A cada interferência encontrada, é uma nova etapa a ser vencida.

Com as obras, os bairros de Perdizes, Barra Funda, Pompéia, Sumaré e Água Branca serão diretamente beneficiados, assim como as avenidas Matarazzo, Pompéia, Sumaré, Rua Turiassú e Praça Marrey Jr. A vazão da galeria do córrego Água Preta passará de 11m³/segundo para 73,5 m³/segundo, e a do córrego Sumaré passará de 15,3 m³/segundo para 65,3 m³/segundo. A obra teve início em julho de 2013, e tem um prazo de 33 meses para sua execução.

A vistoria às obras teve início no canteiro localizado em baixo do Viaduto Pompéia, onde o avanço das obras foi apresentado ao prefeito e ao secretário Roberto Garibe. Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento de Projetos da SPObras, deu um panorama atual de como está o andamento dos serviços em cada frente de trabalho.

As licenças ambientais, as autorizações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) foram um dos pontos mais debatidos durante a reunião. As licenças ambientais são referentes ao manejo arbóreo, a autorização da ANTT é necessária, pois as novas galerias passarão por baixo de uma das linhas da CPTM. Já a autorização do DAEE refere-se ao desemboca das galerias no rio Tietê, como exige a legislação.

A fim de assegurar o andamento das obras e o cumprimento dos prazos, o prefeito Fernando Haddad se comprometeu a cuidar pessoalmente das autorizações.

Foram discutidos ainda dois pontos que poderiam ter atrasado as obras, mas que foram superados pela engenharia da SPObras. Durante a escavação das galerias, na Avenida Marquês de São Vicente, foi encontrado um coletor tronco da Sabesp, que não podia ser remanejado.

A solução para o problema foi a construção de uma espécie de “sifão” para contornar o coletor.

O outro ponto crítico era a passagem das galerias sob a linha da CPTM, o projeto foi revisto para que a linha não fosse colocada em risco.
O secretário Roberto Garibe já esteve na obra as novas galerias dos córregos Sumaré e Água Preta cinco vezes desde que assumiu a Pasta, há 4 meses, o demonstra preocupação e o cuidado com essa obra.

“Gostaria de garantir para os moradores da região que o problema das enchentes será resolvido em breve”, afirmou o secretário. “Talvez ainda nas próximas chuvas tenhamos algum problema porque a obra ainda não está pronta, mas em março do ano que vem, mesmo sem estar pronta por completo, mas é quando as chuvas se intensificam, não haverá mais enchente”, concluiu ele.

Após a reunião com os técnicos da SPObras, o prefeito Fernando Haddad e o secretário Roberto Garibe seguiram para as galerias em construção na Avenida Nicolas Boer.

Esse trecho possui 550 metros de extensão, dos quais 140 já estão concluídos. Dentro das galerias, o prefeito e o secretário puderam ver de perto os trabalhos de escavação e de concretagem das juntas das aduelas e vistoriam também os poços localizados na Avenida Marquês de São Vicente e os próximos à marginal Tietê.

Obras nos córregos Água Preta e Sumaré vão melhorar drenagem na região - Folha Noroeste

Prefeito vistoria obra de canalização na Pompeia - Jornal da Gente

Veja abaixo as fotos do evento:

 

Gisleine Caron/ Pedro Masi

Assessoria de Comunicação

28/08/2014 - SPOBRAS