Subprefeitura Santana / Tucuruvi recebe secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras

A Subprefeitura Santana / Tucuruvi recebeu na quarta-feira (27) a visita de Osvaldo Misso, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, que representou o secretário Roberto Garibe na série de palestras que tem feito em visitas às subprefeituras. A ideia dessas visitas é apresentar o Plano de Metas do governo à população, iniciativa que valoriza a criação dos Conselhos Participativos, por meio dos quais os representantes têm levado ao governo suas demandas. Nas 32 subprefeituras, foram eleitos 1.113 conselheiros que levam sugestões e ações .

Na abertura, o subprefeito Roberto Candella ressaltou ao público uma diretriz importante do governo Municipal: “O prefeito Haddad acredita que para ter um contato efetivo com a população o meio mais prático é a subprefeitura. E ele está certo, nós somos os primeiros acionados por vocês, nós somos o governo local e a descentralização é necessária”. Em seguida, Osvaldo Misso apresentou o Programa de Metas da Prefeitura, destacando várias que já tiveram seus objetivos superados, como no caso das faixas exclusivas para os ônibus, que têm dado aos cidadãos um ganho médio de 38 minutos nos trajetos de ida e volta.

Acrescentou: “Este governo tem 123 metas, é muito ousado. Nós temos centenas de obras, por exemplo, só na área da saúde: inúmeras creches, EMEIs, EMEFs, UPAs... O Programa foi feito de acordo com as necessidades reais da cidade”. Osvaldo Misso ressaltou ainda que, além da gestão descentralizada, formam a base do Programa de Metas o compromisso com os direitos sociais e civis, a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável. Roberto Candella, subprefeito, aproveitou o momento para falar: “Só os exames feitos na unidade móvel do Programa Hora Certa que instalamos aqui nas dependências da Subprefeitura já somam mais de 15 mil”.

O auditório estava completo. Depois da apresentação, foi a vez dos inscritos para perguntas assumirem o microfone. Demandas como as obras de canalização dos córregos, como acontece nas demais subprefeituras foram a tônica, ao lado de obras de urbanização de favelas. Osvaldo Misso esclareceu que a obra de canalização do Córrego Paciência já está em processo de licitação. Falou também da situação dos córregos Tremembé, Zavuvus e Ponte Baixa. “São todas obras de grande porte, como também o projeto da Bacia Itaim, em que estamos trabalhando.”

Vários representantes dos Conselhos, pessoas ligadas às associações de moradores dos bairros no entorno de Santa e Tucuruvi levaram suas demandas, algumas delas já encaminhadas. Resolver questões locais com os próprios moradores tem sido a pauta dessas palestras nas subprefeituras. Representando o secretário Roberto Garibe, Osvaldo Misso deixou evidente o esforço do governo em trabalhar com transparência.

Clique aqui para acessar a apresentação utilizada durante a visita.

O evento contou com forte presença da comunidade e das lideranças locais

 

Da esquerda para direita: Subprefeito Roberto Candella, Secretário Adjunto Osvaldo Misso e o Chefe de Gabinete Gilmar Argenta

 

Graccho Braz Peixoto da Silva

Assessoria de Comunicação de SPObras
28/08/2014