Obras de manutenção e remodelação trazem diversas melhorias para o Autódromo de Interlagos

A manutenção e remodelação do Autódromo de Interlagos, conduzida pela SPObras segue em ritmo acelerado. Mais de 180 trabalhadores estão atuando ininterruptamente nas obras de pintura e revisão elétrica dos boxes, fresagem da pista para receber novo recapeamento em toda a sua extensão, entrada e saída dos boxes e remodelação da pista de saída do Pit Lane. Boa parte dos 4,309 quilômetros da pista já foi fresada. Para garantir qualidade total na superfície do pavimento será feita uma microfresagem, para posteriormente ser aplicado o novo pavimento asfáltico em SMA.

Na saída dos boxes junto à curva 2 (batizada de S de Senna) estão sendo executadas obras de nova adequação geométrica com o alargamento de parte do circuito, a fim de garantir maior segurança na principal curva da pista, além de uma área de escape nas proximidades do posto de sinalização 3. No Pit Lane, a base do piso já se encontra preparada para receber pavimento rígido. Para a readequação de entrada dos boxes está sendo feita a escavação do talude para construção do muro de contenção em terra armada, que trará nova geometria ao acesso. A extensão do muro de contenção é de aproximadamente 300 metros por 10 de altura. Para a construção, 1.200 placas pré-moldadas de concreto estão sendo montadas no canteiro de obras central,e a previsão para início da construção do muro é de duas semanas.

Na curva 1, trabalhadores atuam na retirada das barreiras de pneus existentes para a instalação da barreira de proteção Soft Wall, mais moderna e mais segura. Serão substituídos 200 metros de barreiras. As obras de configuração de todo traçado da entrada dos boxes, bem como a duplicação da faixa de pavimento rígido, obedecem normas e orientações estabelecidas pela equipe organizadora do evento, a fim de evitar que as áreas em questão fiquem sujeitas à contaminação de combustível e óleos lubrificantes.

Grelhas e canaletas estão recebendo complementação no sistema de drenagem, para afastar qualquer possibilidade de aquaplanagem na pista. O pavimento da pista está sendo feito em dois sistemas: rígido (na entrada dos boxes, Pit lane), e flexível (em toda a extensão da pista). "Trata-se de uma ampla reforma que com certeza irá trazer melhorias significativas para as equipes técnicas e também para os pilotos", afirma o engenheiro Rafael Myawaki, da SPObras, que acompanha de perto as equipes que atuam na reforma do Autódromo.

 

Para a construção do muro de terra armada, 1.200 placas pré-moldadas de concreto estão sendo montadas no canteiro central de obras

 

Pista do circuito é fresada para receber novo pavimento em toda a sua extensão

 

Entrada dos boxes receberá novo piso de pavimento rígido

 

 

Assessoria de Comunicação 

29/08/2014 - SPOBRAS