Prefeito Fernando Haddad e secretário de Infraestrutura visitam obras do Córrego Cordeiro

Prefeito Fernando Haddad e o secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe, visitaram as obras de canalização e construção de piscinões na bacia do córrego Cordeiro (Zona Sul).

Aguardadas há mais de 30 anos pela população local, as obras irão resolver os problemas das enchentes nas avenidas Roque Petroni Jr, Professor Vicente Rao, vereador João de Luca e Cupecê, beneficiando cerca de 760 mil pessoas que moram nas regiões de Cidade Ademar, Itaim Bibi, Campo Belo, Campo Grande, Jabaquara e Santo Amaro. A vistoria foi acompanhada pelo subprefeito de Cidade Ademar, Francisco Lo Prete Filho.

Dividida em duas fases, a obra contempla a canalização de 2,2 quilômetros do córrego Cordeiro, a construção de seis reservatórios (também chamados de piscinões), além de obras complementares que irão melhorar o sistema de drenagem da região. Atualmente está em plena execução a primeira fase das obras, que consiste na canalização de 400 metros do córrego e a construção de três reservatórios (RCO1, RCO2, RCO3). A primeira fase das obras no Córrego Cordeiro tem orçamento de R$ 155,6 milhões.

A visita começou no local onde ocorrem as obras do reservatório número 2 (RCO2), localizado na Praça Lígia Maria Salgado Nóbrega, entre a Rua Antônio Pinho Azevedo e a Avenida Cupecê. Conta com uma área de 4.064 m²; no final das obras o reservatório terá uma profundidade media de 10,7 metros.

Após vistoriar as obras do reservatório número 2, o prefeito Fernando Haddad e a comitiva seguiram para o reservatório número 3 (RCO3). Com uma área de 4.258 m², após o término das escavações ele terá uma profundidade média de 11 metros. Esse reservatório fica localizado na Praça Aristides de Souza Mendes, entre a Rua Juan de La Cruz e a Avenida Cupecê.

Cada um dos seis reservatórios contará com quatro bombas d’água, sendo que três funcionarão sempre e uma será de reserva. Os reservatórios não serão a céu aberto, pelo contrário, sobre cada um deles será construída uma praça para o lazer da comunidade local.

Haddad ressaltou que o volume de obras de drenagem em curso hoje na cidade de São Paulo é o maior da história, e destacou as obras dos córregos Ponte Baixa, Aricanduva, Cordeiro, Água Preta e Sumaré. Tranquilizando a população, o prefeito afirmou que mesmo com as obras dos reservatórios ainda em curso, eles já estão operantes. Ou seja, em caso de chuvas a água já pode ser armazenada nos novos piscinões.

A previsão é de que até o final deste ano os serviços de escavação estejam concluídos. As lajes de cobertura dos reservatórios devem estar prontas até o final de 2015, e a reurbanização das praças deve ocorrer até julho de 2016.

Obras do reservatório RCO2

 

Prefeito e secretário de Infraestrutura Urbana durante vistoria às obras

 

Obras do reservatório RCO3

 

Pedro Masi

Assessoria de Comunicação
10/09/2014 - SPOBRAS