No programa #GabineteAberto, Roberto Garibe, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras fala sobre a São Paulo que está sendo construída com os novos investimentos na área

A interação entre governos e cidadãos vem passando por mudanças, de forma contínua, em todo o país. Hoje, permeando as mais distintas e tradicionais manifestações culturais e questões políticas e religiosas, existe um mundo extremamente dinâmico e intercambiante. Desde a revolução na tecnologia da Comunicação, as pessoas, no mundo todo, experimentam o maior impacto dessa mudança: a capacidade que ela oferece de transformar cada indivíduo numa “mídia”, alterando drasticamente a lógica que prevaleceu por séculos, aquela em que o indivíduo era apenas receptor da mensagem. Sites, blogs, tweets, faces, youtubes, zilhões de fontes em conexões em tempo real trouxeram a metáfora “aldeia global” para a realidade da conectividade em tempo real e ininterrupto.

Atenta a esta nova interação, a Prefeitura de São Paulo criou a São Paulo Aberta. Trata-se de iniciativa que abraça a força dessa nova sociedade e acolhe plenamente o interesse de seus cidadãos em poder participar, discutir com o próprio governo municipal suas ações. A ideia da São Paulo Aberta é a proposta de um governo aberto. Sendo assim, #GabineteAberto é o programa da São Paulo Aberta por meio do qual os secretários de governo falam diretamente a este público conectado em tempo real e discute de forma direta, com transparência, inovação e integridade os problemas e propostas da cidade. Assim, cada secretário, cada gestor público “abre seu gabinete para a população entrar”.

Os participantes se preparam para o início do programa, ainda no estúdio receberam instruções dos assessores

O programa, transmitido por internet, em tempo real, e ancorado numa arena do Centro Cultural São Paulo, acontece em forma de debates (primeira parte), e em forma de perguntas (segunda parte), enviadas pelo público e respondidas pelo representante do governo, que comenta os temas com seus entrevistadores. Os encontros do #GabineteAberto começaram em outubro de 2013. Na última segunda-feira (13), o convidado foi o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras e Presidente da São Paulo, Roberto Garibe.

Interativo, o programa é transmitido em tempo real pela internet

Garibe teve como entrevistadores Gustavo Vidigal, chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas, José Vaz, blogueiro, professor da USP na área de gestão de políticas públicas e Diego Sartorato, jornalista da Rede Brasil Atual. O secretário Garibe falou das inúmeras obras de infraestrutura que estão em curso pela cidade. Obras cruciais que irão melhorar sensivelmente os problemas de mobilidade urbana, como os corredores exclusivos para transporte coletivo, por exemplo. Deixou evidente a colaboração decisiva do governo federal, por meio do PAC-2, em obras que são grandes intervenções urbanas, que resolverão velhos problemas, em todas as regiões da cidade. Como exemplos, citou as obras de infraestrutura do Córrego Ponte Baixa, na zona sul, com sistema de viadutos, nova avenida, e todo conjunto de obras viárias e de canalizações. Citou ainda o Corredor Inajar de Souza (zona norte), entre várias obras de grande alcance social, pois dão à cidade mais conforto e segurança.

O programa é produzido em um dos teatros de arena do Centro Cultural São Paulo

O secretário deu ênfase inicial à luta por recuperar os investimentos na cidade: “São Paulo é a maior cidade do país e não tinha os investimentos compatíveis devido aos erros de negociações da nossa dívida, feitos no passado”, comentou. Entre várias inovações do governo, Garibe esclareceu questões como o Regime Diferenciado de Contratação - RDC, que por sua meritocracia dá resultados benéficos à prefeitura. Sobre habitação, disse: “São Paulo é a maior mancha urbana da América Latina. O Minha Casa Minha Vida já entregou mais de dois milhões de unidades habitacionais. O PAC é altamente republicano”. Foram muitos os temas discutidos, questões pertinentes apontadas pelos especialistas. Respondendo perguntas de estudantes enviadas pela internet, o #GabineteAberto teve quase uma hora de duração. Em seguida foi colocado à disposição na rede, pelo YouTube.

Roberto Garibe esclareceu questões relativas ao Governo e abordou o grande número de obras em andamento na cidade

Nas seis edições anteriores o programa recebeu os secretários de Cultura (Juca Ferreira), Planejamento (Leda Paulani), da Controladoria Municipal (Mário Vinicius Spinelli), de Serviços (Simão Pedro), Direitos Humanos (Rogério Sotilli) e do Transporte (Jilmar Tatto). Para assistir ao programa, clique aqui.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

Assessoria de Comunicação

22/10/2014 - SPObras