Autoridades visitam obras do Autódromo de Interlagos para o GP Brasil de F1 de 2014

A cidade de São Paulo já se consolidou como o destino mais procurado pelos estrangeiros que vem ao Brasil, seja a negócios ou turismo. Esse setor da economia é tão presente na cidade que hoje ela concentra 19% da capacidade hoteleira do país e tem capacidade de receber mais de 146 mil hóspedes. Dentre os eventos turísticos e esportivos que acontecem em São Paulo o Grande Prêmio Brasil de F1 é de longe o que mais atrai turistas e gera mais receita para a cidade, cerca de R$ 260 milhões de reais.

Área de largada

Tendo em vista a importância desse evento para a cidade de São Paulo, o Ministério do Turismo está investindo, através do PAC – Turismo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e de SPObras, R$ 160,8 milhões em obras e reformas no Autódromo de Interlagos. As obras que acontecem hoje no autódromo são uma exigência da FIA - Federação Internacional de Automobilismo, para o Grande Prêmio de Fórmula 1.

Autoridades caminham, junto com a imprensa, pelo traçado da pista

A visita às obras e às instalações do Autódromo contou com a participação do Prefeito Fernando Haddad, do ministro do Turismo, Vinícius Lages, com a vice-prefeita, Nádia Campeão, o secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe e com o presidente da SPturis, Wilson Poit. Durante a visita, as autoridades e toda a imprensa puderam circular pelas instalações do autódromo, além de percorrer todo o circuito do autódromo.

Durante a coletiva de imprensa a mesa foi composta por Tamas Rohonyl, promotor do GP, Nádia Campeão, vice prefeita, Vinicius Lages, ministro do Turismo, Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, Roberto Garibe, secretário de Infraestrutura e Wilson Poit, presidente da SPTuris

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, ressaltou que “...há mais de 40 anos que obras deste porte não eram realizadas no autódromo. As obras irão melhorar a atividade do Autódromo como um todo e foi graças à intervenção do governo federal que pudemos manter o GP de Fórmula 1 na cidade de São Paulo”.
As obras na entrada e saída dos boxes garantem mais segurança aos pilotos, como destacou o secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe, que ressaltou ainda a vocação da cidade como polo turístico e as obra que hora a SPObras vem desenvolvendo no autódromo. “Agora Interlagos terá um lugar entre os autódromos mais modernos do mundo. As obras na entrada dos boxes foram um pedido dos próprios pilotos, assim como o aumento da área de escape no S do Senna, o que traz mais segurança. Mas a grande mudança mesmo virá o ano que vem, com a construção dos novos boxes e a reforma dos existentes. Isso trará mais conforto e segurança para as equipes. Com essa obras, São Paulo continuará sediando a Fórmula 1 ainda por muitos anos.”

Ao centro, secretário Roberto Garibe apresenta aspectos das obras para o prefeito


Entenda as obras que estão acontecendo no Autódromo de Interlagos:

Primeira etapa – de julho a outubro/2014

1ª Aumento da entrada dos boxes – trecho terá pista mais larga (de 30 para 45 metros) e mais extensa (a entrada dos boxes agora se inicia 300 metros antes da antiga), eliminando o ponto de risco e gerando mais segurança para os pilotos. Foi necessário fazer também um muro de arrimo de 300 metros de extensão e 10 metros de altura para o aumento da largura desta área da pista.

Ao fundo, nova entrada dos boxes

2ª Criação de área de escape no “S” do Senna (10 metros) – com 10 metros para escape, trecho ficou mais seguro para os pilotos. Consequentemente foi feito também novo traçado para a saída dos boxes.

Novo traçado na saída dos boxes

3ª Recapeamento total da pista – com cobertura asfáltica especial, que é mais duradoura, eliminou ondulações na pista e deu maior aderência.

Pista em fase de recapeamento

4ª Requalificação do Pit Lane (em frente aos boxes) – novo piso, mais resistente, e novo sistema de drenagem.

 

Novo Pit Lane

5ª Preparação do espaço para futuros boxes auxiliares - a saída do “S” do Senna e o início da curva do Sol, foi feita terraplanagem e muro de contenção na lateral para a futura obra dos boxes auxiliares, que são para 2015.

Área dos boxes auxiliáres é preparada

6ª Obras de acessibilidade – 26 itens atendidos para melhor receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Rampas de acesso, novos pisos, sinalização tátil, novos corrimões e grades (guarda-corpo), adequação dos banheiros, espaço reservado para cadeiras de rodas nos setores, entre outras intervenções focadas principalmente nos locais de acesso do público, como portões e arquibancadas.

Rampas de acessibilidade

7ª Outras intervenções: revisão geral de proteções, barreiras de pneus, lavadeiras e guardrails (defensas metálicas), revisão geral dos boxes com pintura e ajustes, manutenção do Paddock (incluindo revitalização da cobertura), revitalização das cabines de rádio e imprensa e outras ações de manutenção geral da estrutura fixa do Autódromo.

Serviços nas barreiras de contenção

Segunda etapa a partir de dezembro/2014 (ainda em fase de finalização do projeto):

Novos boxes – maiores e em maior quantidade (de 23 para 27), de acordo com padrões internacionais;

Novos boxes auxiliares – serão construídos para atender as provas de outras categorias que ocorrem no mesmo dia das grandes corridas (provas de suporte, como a Porsche);

Reforma geral e requalificação da área técnica – aumento e modernização do Paddock, nova Torre de Controle, nova área para a imprensa e para cabeamento da transmissão (Broadcasting), entre outras.

Clique aqui para ve rmais fotos do evento.

 

Assessoria de Comunicação

27/10/2014 - SPOBRAS