Prefeito e secretário de Infraestrutura vistoriam obras da Ponte Laguna

Na última quinta feira, 16, o prefeito Fernando Haddad, a vice-prefeita Nádia Campeão e o secretário de Infraestrutura Urbana Roberto Garibe vistoriaram as obras da construção da nova ponte sobre o Rio Pinheiros, a Ponte Laguna. Essa obra faz parte das intervenções previstas pela Operação Urbana Água Espraiada.

Prefeito Fernando Haddad, secretário Roberto Garibe e a vice prefeita Nádia Campeão conversam com os responsáveis pelas obras

Localizada na Marginal Pinheiros, na altura do Parque Burle Marx e da Rua Laguna, a nova ponte será uma alternativa às pontes João Dias e do Morumbi. Ela pode ser usada como retorno para os motoristas que estão na Marginal, sentido Castelo Branco, e querem seguir novamente no sentido Interlagos.

A Ponte Laguna irá operar em sentido único. Ela conta com duas faixas para carros, ciclovia e passeio para pedestres, quando estiver finalizada terá 360 metros de extensão. Com as obras em ritmo acelerado, quem passa pela Marginal já pode ver a rampa de descida (“saída”) da ponte sendo construída.

Ao fundo é possível ver a estrutura que futuramente será a rampa de descida da ponte

Durante a visita, o prefeito e o secretário discutiram junto com os engenheiros de SPObras quais as próximas etapas das obras. Os engenheiros informaram o prefeito da necessidade de uma autorização, dada pela CPTM, para as obras da rede elétrica na outra margem do rio, onde será a entrada da ponte da Laguna. Fernando Haddad se comprometeu a cuidar pessoalmente, junto à CPTM, da emissão dessa licença, garantindo assim o bom andamento da obra.

Vista lateral da rampa de descida da ponte

A nova ponte foi pauta da grande imprensa por conta do manejo arbóreo necessário para a realização da obra. As palmeiras localizadas em frente ao Parque Burle Marx foram transplantadas em linha na continuidade do trajeto, sem sofrer dano algum. Ao todo, 28 palmeiras foram transplantadas.

O manejo arbóreo relativo à Ponte Laguna suprimiu 95 árvores, 283 serão plantadas como compensação ambiental, no local; 165 serão transplantadas, 286 serão preservadas e mais 1.696 mudas compensatórias serão repassadas ao município para serem plantadas em praças e parques da cidade.

Assessoria de Comunicação de SPObras
Pedro Masi
16/10/14