Ministra do Planejamento vistoria obras de corredores em andamento

Na sexta-feira, 17, a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, vistoriou cinco obras de corredores em andamento na capital.

Todas as obras de corredor ora em curso na cidade contam com recursos do PAC e só estão sendo viabilizadas nesse momento devido ao esforço conjunto entre a ministra e o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, que conseguiu formatar o atual financiamento para a cidade de São Paulo.

A visita foi acompanhada pelo prefeito Fernando Haddad, que conheceu os projetos dos corredores de perto e pelo secretário de Infraestrutura Roberto Garibe.

As obras visitadas foram a requalificação do corredor de ônibus M’Boi Mirim que conta com investimento da ordem de R$ 99 milhões; obras de drenagem e mobilidade no Córrego Ponte Baixa que tem investimento de R$ 622 milhões; o corredor de ônibus Berrini com R$ 45 milhões do PAC; o corredor de ônibus Inajar de Souza que conta com R$ 129 milhões e canteiro de obras do corredor Radial Leste 1que tem R$ 440 milhões de investimentos.

Um dos destaques da visita foi a apresentação do projeto para o primeiro túnel de São Paulo exclusivo para a passagem de ônibus. Esse túnel faz parte do traçado do corredor Radial Leste 1. Ele fará a ligação entre a Radial Leste e o Terminal Parque Dom Pedro, gerando uma economia de até 30 minutos para quem usa o transporte coletivo.

O Prefeito Fernando Haddad comemorou a novidade. “Desde Anchieta até hoje São Paulo só fez túnel para facilitar o trajeto dos carros. Nunca eu havia visto um túnel para ônibus. Acho que vai ser ótimo para o passageiro do transporte coletivo que merece todo nosso carinho.”

O primeiro ponto visitado pela ministra foi a obra de requalificação do Corredor M’Boi Mirim. Orçado em R$ 99 milhões e com 8 quilômetros de extensão, o corredor M’Boi Mirim está sendo completamente reformado. A pista da esquerda, por onde passam os ônibus, está recebendo em toda sua extensão novo pavimento rígido de concreto para suportar o peso e o tráfego dos ônibus pelos próximos 20 anos sem a necessidade de manutenção, como é o caso do pavimento flexível. Todas as paradas também serão substituídas por novos pontos de ônibus mais modernos, acessíveis e seguros. Para saber mais detalhes sobre essa obra, clique aqui. 

Prefeito, secretário de Infraestrutura e técnicos da SPObras apresentam o projeto do corredor M'Boi Mirim à ministra do Planejamento

Ainda na Zona Sul, a segunda parada da ministra Miriam e sua comitiva foi na obra de canalização e construção do novo viário no Córrego Ponte Baixa, próximo à Rua Guilherme Valente e Avenida Luiz Gushiken. Além da canalização do córrego, a obra contempla a construção de três viadutos, sendo que dois já foram entregues, a construção da Avenida Luiz Gushiken também fez parte da obra. Mil e trezentos metros do Córrego Ponte Baixa já foram canalizados e ainda está e execução a canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia assim como a construção e implantação do sistema viário entre as ruas Guilherme Valente e José Barros Magaldi. Para saber mais detalhes sobre essa obra, clique aqui.

 

No local onde ocorrem as obras do Córrego Ponte Baixa as autoridades atenderam a imprensa e a população em geral

O terceiro ponto visitado foi o canteiro de obras do Corredor Berrini. Nesse ponto foi apresentado à Mirim Belchior as obras e projetos do Viário Sul, uma série de intervenções ligadas à mobilidade urbana que visa melhorar o transporte público na região sul da capital por meio de corredores e terminais de ônibus. A ministra do Planejamento andou pelas obras do corredor Berrini onde pode ver o novo pavimento rígido de concreto e também as novas paradas de ônibus sendo instaladas. Esse corredor se estende por 3,3 quilômetros, dando continuação ao corredor Diadema-Brooklin (lado sul) e Faria Lima (lado norte).

Em um dos canteiros da Avenida Luis Carlos Berrini os engenheiros da SPObras apresentaram o projeto dos corredores que integram o Viário Sul

O quarto ponto de visita começou logo após o almoço. A ministra se dirigiu para a Zona Norte onde pôde ver as obras do Corredor Inajar de Souza. Esse corredor tem a função de ligar o centro da cidade ao terminal Vila Nova Cachoeirinha, e agora também ligará o terminal à Vila Brasilândia. Assim como os outros corredores esse também está recebendo pavimento rígido de concreto em toda sua extensão, além das novas paradas de ônibus que são totalmente acessíveis, a ciclovia e o novo paisagismo. A  extensão do corredor Inajar de Souza será de 14,6 quilômetros. Para saber mais detalhes sobre essa obra, clique aqui. 

Durante a visita às obras do corredor Inajar de Souza as autoridades caminharam por um dos trechos já concluídos

O último ponto visitado na sexta-feira foi o novo canteiro de obras do corredorRadial Leste 1. Neste ponto o diretor de Desenvolvimento de Projetos da SPObras, Ricardo Pereira, apresentou para ministra, o prefeito e para o secretário Roberto Garibe o projeto completo do corredor Radial Leste 1, destacando o túnel exclusivo para a passagem de ônibus.

No canteiro de obras do corredor Radial Leste 1, o diretor de Dedesnvolvimento de projetos da SPObras, Ricardo Pereira, apresentou o projeto do novo corredor à ministra Miriam Belchior e ao prefeito Fernando Haddad

Esse corredor irá ligar o Parque Dom Pedro até a Estação Vila Matilde do Metrô. Ele irá operar no sistema BRT, onde a cobrança da tarifa é feita na plataforma de embarque e não dentro do ônibus. O Radial Leste 1 contará com 13 paradas, todas com pista para ultrapassagem, e beneficiará 220 mil passageiros todos os dias. Para saber mais detalhes sobre essa obra, clique aqui.

“Foram disponibilizados R$ 4,3 bilhões para a cidade de São Paulo realizar esse conjunto de intervenções importantes para mobilidade urbana”, disse Miriam Belchior. “E eu estou muito orgulhosa do trabalho apresentado por vocês. Fico feliz em constatar que o dinheiros público está sendo muito bem empregado e vai, efetivamente, resolver o problema dos congestionamentos na cidade. Pelo menos, para as pessoas que precisam pegar ônibus todos os dias”, declarou a ministra demonstrando a importância dos investimentos federais para as obras de Infraestrutura na cidade.

Clique aqui para ter acesso à apresentação sobre o corredor Radial Leste 1.

 

Assessoria de Comunicação

28/10/2014 - SPOBRAS