SPOBRAS participa do Programa Chuvas de Verão 2014 – 2015 e mostra resultado das obras em curso

Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras destaca os bons resultados para a população das obras que, mesmo em curso, já trazem benefícios; entre elas, as dos Córregos Sumaré e Água Preta

O lançamento do Programa Chuvas de Verão 2014-2015 aconteceu na última sexta-feira, 14, e consiste em um conjunto de ações integradas de várias secretarias orquestradas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências – CGE para evitar ou reduzir os impactos que as fortes chuvas têm na cidade.

Roberto Garibe, Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, traçou um painel dos investimentos feitos pelo governo Municipal nas áreas de micro e macrodrenagem. Destacou as obras de grandes dimensões construídas por SIURB e SPOBRAS, entre elas as novas galerias que aumentarão a vazão das águas dos Córregos Sumaré e Água Preta, que ciclicamente causam alagamentos na região oeste da cidade.
 

Prefeito Fernando Haddad durante pronunciamento

“São R$ 4,8 bilhões de investimentos em drenagem. Nós (SIURB) temos obras em todas as regiões da cidade; em algumas delas, o que já foi construído já traz melhoras importantes”, ressaltou Garibe. Os recursos são do Orçamento Geral da União, do Minha Casa Minha Vida e da Prefeitura.

A obra nos córregos Sumaré e Água Preta, na Pompéia, região da cidade que sempre alaga mesmo com chuva fraca, está avançada. “São instaladas de 30 a 40 aduelas por dia para garantir a continuidade da obra, sem interrupção”, explicou o secretário Garibe.

Outra boa notícia, segundo o secretário, dois projetos de microdrenagem, ainda em fase de estudo, também serão executados nessa obra. Um deles ficará na Praça Marrey Junior, que é uma rotatória entre a Rua Turiassú, Av. Sumaré e Viaduto Antártica; e o outro na Praça Conde Francisco Matarazzo, em frente ao shopping Bourbon. Ambos estão nas áreas mais baixas das galerias e terão um poço de serviço para o escoamento de água das vias. Essas obras serão uma espécie de “poços de transição” que terão várias conexões com as bocas de lobo da via que irão desaguar nas galerias, seguindo pelo curso da obra de macrodrenagem até o rio Tietê.
 

Secretário Garibe explica a participação de SIURB na Operação Chuvas de Verão

Já o Coordenador da Defesa Civil apresentou as diretrizes da Operação Chuvas de Verão e destacou as formas de monitoramento e gerenciamento das áreas de risco, o planejamento, feito com base na previsão meteorológica, no monitoramento pluviométrico e hidrológico, no conhecimento das áreas onde há ocorrências de enchentes e deslizamentos enquanto o Secretário dos Transportes falou dos três eixos de trabalho: a implantação de nova sinalização viária, a recuperação e manutenção semafórica e o canal de informação com o cidadão.

A Prefeitura de São Paulo também lançou um novo aplicativo. Batizado de “Aqui Alaga”, ele pode ser baixado no smartphone e indicar os pontos que estão sujeitos a alagamento ou que estão alagados e no site da Secretaria dos Transportes, o site “Sinal Verde” informa o funcionamento semafórico da cidade, em tempo real.

Vice-Prefeita Nádia Campeão é a Coordenadora da Operação Chuvas de Verão

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) é o órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na Capital. Espelhado em modelos preventivos existentes em outras metrópoles mundiais, foi criado em novembro de 1999, após uma inundação de grande proporção que tomou a região do túnel do Anhangabaú em março do mesmo ano.

Para compor o quadro de funcionários do Centro, foram recrutados profissionais com ampla experiência no assunto. Alocado em uma sala na Central de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o CGE passou a reunir meteorologistas, engenheiros, técnicos em meteorologia e monitoramento e assessores de imprensa, incumbidos de monitorar, coletar e transmitir informações relacionadas a chuvas, temperatura, umidade relativa do ar e alagamentos para diversas secretarias municipais e órgãos como Defesa Civil, CET, Corpo de Bombeiros, Subprefeituras, entre outros, munícipes e os mais variados veículos da imprensa, incluindo os principais jornais, revistas, portais de notícias na internet e emissoras de rádio e TV.
 

Nádia Campeão, vice-prefeita, fez um balanço da Operação do ano passado e falou sobre os objetivos para o próximo verão

Com o apoio de imagens de radar em tempo real, imagens de satélite, modelos numéricos de previsão, radiossondagem, dados de estações meteorológicas e rede telemétrica, a equipe do CGE opera 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados, informando a previsão do tempo, tendência e dados coletados através de atendimentos presenciais, telefônicos, e-mails e atualizações constantes no website http://www.cgesp.org.

Em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), no período chuvoso, que compreende os meses de novembro a abril, o Centro se dedica ao Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), através da "Operação Chuvas de Verão", realizada em parceria com outros órgãos para prevenir os efeitos danosos provocados pelas fortes chuvas registradas no período. Neste trabalho, o CGE exerce a função de notificar e manter informados os órgãos participantes sobre as condições meteorológicas previstas, pontos de alagamento, acumulado das chuvas, entre outros.

Ainda em parceria com a Comdec, nos meses mais secos o CGE é responsável pelo monitoramento dos índices de umidade relativa do ar, e nos meses mais frios, pela informação das baixas temperaturas. Quando em temperaturas inferiores a 13ºC, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMADS) sai às ruas em busca de moradores de rua para o acolhimento em albergues da Cidade.
Em seus 12 anos de funcionamento, o CGE formou um vasto histórico de dados meteorológicos, dados estes que auxiliam não só os órgãos ligados à Prefeitura, mas também a estudantes, pesquisadores, imprensa, munícipes em geral e demais outros meteorológicos nacionais.

O auditório, no 7º andar do Edifício Matarazzo, ficou lotado para o anúncio da Operação Chuvas de Verão 2014-2015

Após o anúncio, o prefeito, a vice-prefeita e os secretários de Infraestrutura e de Transportes atenderam a imprensa

 

Assessoria de Comunicação

14/11/2014 - SPOBRAS