Obras da Ponte Laguna seguem em ritmo acelerado de construção

Pouco a pouco, as bases da futura ponte se insinuam na paisagem das margens do rio Pinheiros; com a Ponte Itapaiúna, ela trará alívio para o trânsito carregado nas pontes João Dias e Transamérica

SPObras segue com as obras da Ponte Laguna sob ritmo intenso permanente nas imediações da entrada do Parque Burle Max, na Marginal Pinheiros, sentido Santo Amaro. A ponte será uma nova alternativa de trânsito e irá desafogar os pesados congestionamentos na Ponte João Dias, reflexos do intenso trânsito da região. Técnicos e diversos trabalhadores estão construindo as estacas da ponte, que são a fundações dos pilares de sustentação.

Um trecho da caixa estaqueada já se encontra quase pronto. Ao todo serão seis pilares na ponte inteira, sendo 3 de cada lado (sentido Santo Amaro e do outro lado da via). Mas, conforme explica o engenheiro responsável pelas obras, Omar Ayub, nenhum dos pilares será fincado no eixo do rio Pinheiros, mas sim às margens. Para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam na obra, foi feita uma passarela provisória para circulação dos envolvidos na construção da ponte.

Do outro lado da pista, na altura do número 177 da Rua Luiz Seraphico Junior, já começaram a ser feitas as estacas de fundação da outra ponta da ponte, ou seja, do acesso. Ali, parte do trânsito já sofreu alterações em virtude do início das obras, pois nessa região, junto ao canteiro central da Av. Nações Unidas, será construído um segundo acesso à Ponte Laguna como alternativa dos que se deslocam no sentido do Morumbi.
.

Sobre a Ponte Laguna

A ponte, que terá três pistas, faz parte das obras do Complexo Viário Chucri Zaidan, que também está no âmbito das intervenções planejadas pela Operação Urbana Água Espraiada. Ela será uma alternativa para os que se deslocam sentido bairro Morumbi.

As obras do Complexo Viário Chucri Zaidan preveem o prolongamento da Av. Chucri Zaidan, a construção de duas novas pontes sobre a Marginal Pinheiros (Laguna e Itapaiuna), além da construção de um túnel na altura das ruas Américo Brasiliense com a José Guerra, no coração do bairro Chácara Santo Antônio. O túnel terá 880 metros de extensão, e terá dois sentidos e duas pistas de cada lado. Já no trecho da Av. Chucri Zaidan, está previsto o alargamento da via, que passará a contar com duas pistas de quatro faixas de cada lado, sendo a faixa da esquerda exclusiva para o transporte público. Para os que quiserem mais informações, a SPObras irá disponibilizar no local, junto ao canteiro de obras, uma Central de Atendimento aos moradores, a fim de que os mesmos possam obter mais detalhes das obras. Para uma parte das obras previstas haverá desapropriações. A Central de Atendimento deverá ser entregue à população nos próximos dias.


Trabalhadores atuam na construção das estacas de sustentação

Estacas serão construídas às margens do rio

 

Assessoria de Comunicação
18/11/2014 - SPObras