SPOBRAS faz aprimoramento técnico de seus funcionários

A 9ª Oficina Temática colocou em foco a questão ambiental e a empresa pública

 “Gestão Ambiental na Obra” foi o tema abordado pela 9ª Oficina Temática, realizada pela Gerência de Recursos Humanos de SPObras, no último dia 11 com grande participação de engenheiros, técnicos e arquitetos.

O assunto faz parte do Módulo 6 – Ferramentas de Qualificação Administrativo / Gerencial, do Programa de Aprimoramento Técnico da empresa.

Nas últimas décadas, em âmbito mundial, a questão ambiental teve sua importância reconhecida pelos governos e populações, não por meio de uma agenda política e ambiental preocupada com o futuro do planeta, mas por sentir na própria sobrevivência os efeitos das catástrofes e transformações para as quais os cientistas céticos faziam pouco caso.

Longe do cenário sensacionalista mas bem próximo ao cotidiano das pessoas, as mudanças climáticas, hoje, são experimentadas por todos. Problemas como a escassez de recursos como água, alimentos e energia, confrontados com problemas gerados pelo aumento demográfico e poluição atmosférica não podem mais ser ignorados. E, no meio desse xadrez, as empresas, que geram empregos e riquezas não podem mais ignorar que são parte importante dessa engrenagem.

A arquiteta Ana Paula Lepori pontuou os conceitos mais genéricos sobre o tema e situou a empresa pública nesse contexto, sua responsabilidade desde o trabalho de licenciamento das obras até sua conclusão observando a gestão ambiental.
“O desenvolvimento econômico precisa estar atrelado ao meio ambiente. A crise da água que passamos agora nos mostra o esgotamento do modelo que tínhamos como sociedade”, explicou a arquiteta.

Ana Paula Lepori, arquiteta de SPObras

 

Foi apresentado o passo a passo da questão ambiental por meio da legislação, tanto em contexto nacional como internacional, como o Pacto Global, de 2000, ou a criação da Agenda 21. Segundo Lepori, a  sociedade agora tem de conjugar e “vivenciar” os verbos repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar, reusar para que continue tendo qualidade de vida.

Bruno Casagrande, da Fundação Vanzolini, centrou sua palestra na importância da Certificação para a qualidade e compromisso ambiental das empresas. No foco, falou sobre canteiros de obras com baixo impacto ambiental, uma experiência de gestão que tende a ser adotada por toda empresa, algo que SPObras já vem fazendo em seus canteiros desde 2013.
 

 

Ao fundo os dois primeiros palestrantes: Ana Paula Lepori e Bruno Casagrande

 

Delson Lapa, superintendente de serviços concedidos e coordenador da gestão ambiental na SPObras, explicou como uma empresa pública deve agir nessa questão.

“Não podemos agir com firulas. Nem ficarmos apenas nas ‘boas intenções’. Temos que implementar medidas práticas com relação à gestão ambiental”.

Lapa explicou o processo de obtenção das Licença Ambiental Prévia - LAP, Licença Ambiental de Instalação - LAI, Termo de Compensação Ambiental – TCA e Licença Ambiental de Operação – LAO.

“Todas as nossas obras viárias e urbanas em curso em toda cidade estão com as licenças em dia”, afirmou ele.

“Na gestão ambiental”, disse Delson Lapa – “ temos que pensar global e agir local. Sem isso, não conseguiremos avançar nessa questão”.
 

O evento contou com grande participação dos colaboradores da SPObras

 

Assessoria de Comunicação

26/11/2014 - SPObras