Desde o início do mês de novembro é grande o movimento de operários nas obras de escavação mecanizada das paredes diafragma ao lado do Terminal Parque Dom Pedro, no centro da cidade. Quem trafega pelas imediações do Viaduto 25 de março, já pode avistar o cenário da construção do primeiro túnel exclusivo para ônibus na cidade de São Paulo, uma obra que não deixa dúvidas quanto à priorização do transporte público pela prefeitura.
Divididas em duas frentes de trabalho - uma na região oeste ( viaduto Nakashima) e outra na região leste do túnel (sentido Radial Leste) - , as obras seguem no ritmo previsto em cronograma. O túnel ligará o Viaduto Antonio Nakashima à Av. Alcântara Machado, entre as Ruas Carneiro Leão e Itapira.
Paredes de diafragma já estão em fase de construção
O túnel que já existe na região, construído pela Companhia Metropolitano e nunca utilizado agora será incorporado à obra viária, fato que representa economia expressiva de recursos. Com 150m de extensão, está localizado sob a Estação Pedro II. O projeto do túnel do corredor de ônibus em construção por SPObras atende o necessário, de maneira a embocar e desembocar nas extremidades do antigo túnel do Metrô, que estava sem utilidade. No local, engenheiros estudam detalhes do projeto, tais como espaços físicos para a construção de paradas de ônibus, acessibilidade e adequações de caráter de segurança, entre outros itens.
Túnel do Metrô já existente e não utilizado, localizado sob a Estação Pedro II, será integrado às obras do novo corredor de ônibus
Sobre o Corredor
Com previsão de atingir 12 quilômetros de extensão, o Corredor Radial Leste 1 seguirá no trecho compreendido entre o Terminal Parque Dom Pedro e Estação Vila Matilde do Metrô.Toda população que habita nessa região ganhará tempo nos deslocamentos diários por ônibus.
Trata-se de mais uma grande obra viária, realizada pela Prefeitura de São Paulo, com recursos do PAC - Mobilidade Urbana (Governo Federal). Ela prevê a execução de serviços de engenharia para a implantação do corredor com faixa exclusiva à esquerda, de pavimento rígido, paradas de ônibus dotadas de total acessibilidade e sistema de "tarifa desembarcada" e faixas de ultrapassagem. A tarifa desembarcada ocorre quando o pagamento é feito antes de se entrar no ônibus, o que torna o ingresso e acomodação das pessoas no veículo mais rápido e confortável.
O empreendimento compreende a construção de um túnel, com aproximadamente 700 metros de extensão, sendo 450 metros empregando-se o método não destrutivo (NATM), 80 metros pelo método (CUT AND COVER) e outros 200 metros de acesso (vala a céu aberto - VCA).
Estão previstas a execução de 14 paradas de ônibus ao longo do corredor, bem como adequação e sinalização de todo o sistema viário local. O prazo previsto para a execução total da obra é de 36 meses, e o valor é R$ 455 milhões, dos quais R$ 440 milhões vêm do PAC, e R$ 15 milhões, da Prefeitura de São Paulo.
Escavação e concretagem de parede de diafragma, com 22 metros de profundidade
Assessoria de Comunicação
27/11/2014 - SPObras