Prefeito Haddad faz vistoria às obras de construção das novas galerias para os córregos Água Preta e Sumaré

 Para acompanhar a evolução da construção, o prefeito Fernando Haddad fez vistoria, nesta terça-feira (09), às obras das novas galerias dos córregos Água Preta e Sumaré, na zona oeste. Sua última visita foi feita em agosto. Como se sabe, as galerias têm função de dar escoamento às águas que ciclicamente causam enchentes naquela região, especialmente no cruzamento da Av. Francisco Matarazzo com Av. Pompéia, e na Rua Turiassú. Do conjunto de licenciamentos que a obra exige, SPObras acaba de receber a última liberação necessária, da CPTM, para avançar com as galerias sob os trilhos da Companhia rumo ao rio Tietê. O cronograma permanece inalterado, a previsão é de que o novo sistema de drenagem seja concluído em abril de 2016.

Autoridades no canteiro de obras, antes do início da visita

 

Uma reunião foi realizada no próprio canteiro de obras, para discutir o avanço dos trabalhos

 

Durante o evento o prefeito atendeu à imprensa

 

 A obra é uma das intervenções planejadas pela Operação Urbana Água Branca, que além de atuar no sistema viário e de drenagem tem alterado regras de urbanidade na região, com vistas a um novo traçado, em que o maior adensamento permitido tenha regras para proporcionar um convívio harmonioso entre habitação, atividade comercial e espaços de lazer. Esta obra de drenagem é uma grande intervenção, pois o trabalho de engenharia vai permitir aumento expressivo da capacidade de vazão das águas. O córrego Sumaré sofrerá aumento de 15,3 m³ atuais para 65,3 m³; já o Água Preta terá capacidade de 73,5m³, quando atualmente é de apenas 11m³.

Autoridades caminham para a entrada das novas galerias

 

Visita às galerias

 

Secretário Roberto Garibe vistoria um dos poços da obra

 

O prefeito Haddad estava acompanhado de Roberto Garibe, secretário de Infraestrutura Urbana, Nunzio Briguglio, secretário de Comunicação, Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras, do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, bem como de todo corpo técnico que conduz a operação. O presidente do Allianz Parque, nova arena esportiva do clube, quis conhecer a grande estrutura subterrânea projetada para eliminar as enchentes também no estádio recém-inaugurado. Com a progressão da obra, somando-se as duas galerias já foram construídos exatos 1.160 metros.

 

Traçado das novas galerias

 

Clique aqui para ver a apresentação sobre a obra.

 

Assessoria de Comunicação

09/12/2014 - SPObras