São Paulo Obras cria o primeiro Centro de Informação ao Cidadão na capital paulista

As grandes intervenções que estão em curso na cidade - tanto as grandes obras da área de mobilidade urbana quanto as das Operações Urbanas, afetam de forma direta a vida de quem mora próximo a elas.

A principal preocupação é com a desapropriação que, na maioria das vezes, acompanha obras desse porte.

Para sanar as dúvidas dessa população, a São Paulo Obras, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos criou o CIC – Centro de Informação ao Cidadão, que vai funcionar nos canteiros de cada obra, pelo tempo que durar a intervenção.

O primeiro CIC criado está instalado na Av. Prof. Alceu Maynard Araújo, 328, no bairro Vila Cruzeiro, zona sul. A localização é estratégica, pois fica próxima aos canteiros de obras de prolongamento da Av. Chucri Zaidan, bem como de todo o complexo viário que vai dar fluidez ao trânsito da região circunscrita entre as duas margens do rio Pinheiros, entre as pontes Morumbi e João Dias.

 

Secretário Roberto Garibe e o Diretor de SPObras, Ricardo Pereira, durante a inauguração do primeiro CIC da cidade

 

“Isto é um direito do cidadão e uma obrigação da Prefeitura e faz parte de um conjunto de iniciativas para dialogar com os moradores dessas áreas. Além das dúvidas sobre as desapropriações, também vamos responder sobre prazo das intervenções, incômodos provocados pelas alterações de trânsito, legislação ambiental e qualquer outra que surja”, explicou o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe. “Estamos vencendo obstáculos fantásticos para colocar em obras um plano de investimento em mobilidade urbana, drenagem e habitações de interesse social e isso afeta a vidas pessoas. Este Centro de Informação ao Cidadão também vai explicar como essas obras vão beneficiar as pessoas que vivem no entorno delas”, disse Roberto Garibe, durante a inauguração do CIC, em dezembro.

A criação do CIC atende à legislação ambiental e deverá ser estendido a outras regiões, pois SPObras tem sob sua coordenação um leque vultoso de obras, boa parte delas já em plena execução.

No momento, há doze intervenções de grande impacto viário nas quatro regiões da cidade. São obras de drenagem, corredores e terminais de ônibus, alargamento e prolongamento de avenidas e construção de novos túneis e viadutos.

São os casos das obras de canalização dos córregos Sumaré e Água Preta (zona oeste), Corredor Inajar de Souza, as grandes intervenções para o Corredor Radial Leste 1.

 

 O evento contou com a participação de lideranças locais e subprefeitos da Zona Sul interessados no novo centro de informações sobre as obras

“No caso desta Operação Urbana Água Espraiada (zona sul), nós já temos 25% da emissão na posse dos imóveis que serão desapropriados. Estamos começando a obra pelo terreno que pertence à Prefeitura, mas o processo de desapropriações está sendo rápido e logo teremos mais áreas desobstruídas para prosseguir”, disse Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras.

Compareceram à inauguração do CIC os subprefeitos de Campo Limpo, Parelheiros, Santo Amaro, Cidade Ademar e representantes de Vila Mariana e Pinheiros. Moradores interessados também compareceram oram ao evento, caso da Sra. Celina Cambraia, que dirigiu várias perguntas aos técnicos sobre supressão e replantio de árvores, pistas para ciclistas etc.

O CIC é uma iniciativa inédita. A experiência do poder público tem mostrado um movimento crescente e bastante ativo de participação da população nas obras que alteram significativamente a vida urbana. Tem sido assim com as audiências públicas, com a participação de paulistanos pelas redes sociais, nas quais SPObras e SIURB tem divulgado suas ações.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 19/12/2014