Galeria do Córrego Água Preta terá primeira conexão entre túneis na próxima semana

 Nesta próxima semana após o Natal a SPObras fará a primeira conexão entre túneis da galeria Água Preta, na zona oeste da cidade. Com esta operação, túnel do poço de serviço que está localizado no terreno da CET se encontrará com o túnel que passa sob a avenida Marquês de São Vicente. É portanto um avanço importante para a obra. Faltam apenas 15 metros para eles se conectarem, totalizando 150 metros lineares de túnel.

A obra segue dentro do cronograma previsto e deve ter a primeira fase entregue até o primeiro semestre de 2015. “Vamos encerrar o ano com 45% da obra concluída, estamos muito satisfeitos. Para que possamos continuar no cronograma planejado, as atividades não cessarão durante o fim do ano, teremos apenas dois dias para comemoração de Natal e mais dois para o Ano Novo”, destacou o engenheiro responsável pela obra, Chen Cheng Tung. Em janeiro, as atividades voltam com ritmo acelerado, com operação em dois turnos, estendendo o trabalho até às 22h.

O túnel sob o terreno da CET já está com 85 metros de comprimento

 As galerias a céu aberto já estão quase concluídas, com 60% do projeto já pronto e aterrado. Próximo à Marginal Tietê, seguindo até a Nicolas Boer, margeando a Escola de Samba Mancha Negra, são 280 metros já prontos. Faltam apenas 30 metros para se conectar aos túneis no terreno da CET, e mais 10 metros para se conectar aos túneis que margeiam a Marginal Tietê. Outro ponto onde a galeria a céu aberto está sendo executada, no terreno da Tecnisa, já há 340 metros de obra concluída.

As obras de escavação dos túneis, 30% concluídas, seguem em diversos pontos do trecho. Na Marginal Tietê, os túneis têm 35 metros de extensão, cada um. No terreno da CET, onde será feita a primeira conexão entre túneis, um deles está com 85 metros, e o outro, com 80. Ambos seguem sentido Av. Marquês de São Vicente. “Neste trecho a obra avança rapidamente, com escavações que variam entre dois e três metros por dia. O túnel maior se conecta na próxima semana; em janeiro, o túnel que hoje tem 80 metros se junta ao outro túnel da Marquês, que hoje tem 45 metros de extensão”, explicou o engenheiro.

Operários trabalham dentro do túnel retirando o entulho

 A licença para que tenha início parte das obras na embocadura do rio Tietê já foi liberada. Uma escada sob a ponte Julio de Mesquita Neto foi construída, para que os trabalhadores possam iniciar estudo e investigação local para realizar o estaqueamento.

Sumaré- Na galeria Sumaré, o túnel da Av. Antártica está com 35 metros de extensão, em direção ao túnel da Rua Padre Antonio Tomaz, e este, que segue sendo escavado simultaneamente nos dois sentidos, tem 35 metros no sentido Av. Antártica, e 25 metros em direção à Praça Conde Francisco Matarazzo Junior.

Esse túnel será ligado ao da Avenida Marquês de São Vicente

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 19/12/2014