Prefeitura entrega novo trecho da canalização do córrego Ponte Baixa

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB entregou mais uma parte das obras de canalização do córrego Ponte Baixa, na zona sul.

O evento ocorreu no dia 22 de dezembro e representa uma mudança de vida para as pessoas que moram e trabalham naquela região.

Esta é a maior obra de drenagem que a Prefeitura de São Paulo está fazendo atualmente. Com um investimento de 765 milhões de reias,a obra integra um conjunto de outras intervenções que a Prefeitura vem executando na região do M’boi Mirim.

Construída com recursos do PAC e Programa Minha Casa Minha Vida e da Prefeitura de São Paulo, esta obra traz atendimento imediato aos problemas de enchentes na região, à medida que cada trecho concluído é entregue.
 

A comunidade e as lideranças locais tiveram importante participação no evento

 

 As enchentes,fenômenos cíclicos que acontecem em virtude da ocupação - muitas vezes irregular - das margens e leito dos rios e córregos que existem na cidade, são, há algumas décadas, problemas que exigem da Prefeitura investimentos em drenagem, ao lado, também, de ações nas áreas de Habitação e Mobilidade Urbana.

Este é o caso da canalização do córrego Ponte Baixa. Há mais de 40 anos a população daquela área, cerca de 550 mil pessoas, espera por essa obra.

A bacia hidrográfica do córrego possui 670 hectares. Com essas dimensões, o projeto é executado por trechos. O prefeito Haddad entregou mais um novo percurso, o trecho da nova Avenida Luiz Gushiken até a Rua José Barros Magaldi, com a referida canalização do córrego, que corre ao meio, entre as duas pistas da avenida. Para se ter noção do aumento da capacidade da vazão, o antigo córrego tinha canalização com apenas quatro metros de largura; com obra, a largura salta para 16,5 metros.

 

 

Vista do novo trecho de canalização

 

Os trechos já entregues passaram no teste com as recentes chuvas: não houve enchentes. As obras tiveram início em janeiro de 2013 e, no fim deste ano, a SIURB concluiu a canalização no trecho do canal da represa Guarapiranga até a Rua Frederico Grotte.

Já em 2014, o segundo trecho foi finalizado entre as ruas Frederico Grotte e José Teodoro Lima. Em seguida, foi concluída a canalização até a Rua Guilherme Valente.

No planejamento urbano para aquela região, estão também concluídas as obras do Viaduto 2 (bairro – centro), do Viaduto 3 (centro – bairro), da novíssima via na margem direita do córrego, a Av. Guido Caloi até a Rua José Barros Magaldi. A população tem os bairros revitalizados, com melhores serviços públicos e mais segurança. A canalização irá do canal da Guarapiranga até a estrada M’boi Mirim. São cerca de três quilômetros de obras que servirão aos bairros Jardim Mazza, Jardim Klein, Jardim Guarujá, Jardim Letícia, Jardim Novo Santo Amaro, Jardim Vergueiro e Jardim São Luís.

Já foram concluídos 1.880 metros de canal e sistema viário, com ciclovia, corredor de ônibus, paisagismo, calçadas, muros, sinalização, iluminação e paradas de ônibus.

 

Prefeito e secretário de Infraestrutura atenderam a imprensa no local

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 19/01/2015