Nova galeria do córrego Água Preta tem primeira conexão entre túneis

SPObras fez a primeira conexão entre túneis da galeria do córrego Água Preta, na zona oeste da cidade.

Com esta operação, a escavação de um dos túneis, que passa sob a Av. Marquês de São Vicente está concluída. O ramal que liga o poço de serviço, que está localizado no terreno da CET, se encontrou como ramal iniciado no poço de serviço do outro lado da avenida. É um avanço importante para a obra, totalizando 150 metros lineares de túnel.
 

 

Engª. Adriana Maria e estagiário Fábio Fonseca no momento em que os túneis se encontram

 

A obra segue dentro do cronograma previsto e deve ter a primeira fase entregue até o primeiro semestre de 2015. “Encerramos o ano com 45% da obra concluída, estamos muito satisfeitos. Para que possamos continuar no cronograma planejado, as atividades não cessarão. Tivemos apenas dois dias para comemoração de Natal e mais dois para o Ano Novo”, destacou o engenheiro responsável pela obra, Chen Cheng Tung. Neste janeiro, as atividades seguem com ritmo inalterado, com operação em dois turnos, estendendo o trabalho até às 22h.

Funcionários em plena escavação rumo ao encontro do outro túnel

 

As galerias a céu aberto já estão quase concluídas, com 60% da obra pronta. Próximo à Marginal Tietê, seguindo até a Av. Nicolas Boer, margeando a Escola de Samba Mancha Verde, são 280 metros já prontos. Faltam apenas 30 metros para se conectar aos túneis no terreno da CET, e mais 10 metros para se conectar aos túneis que passam sob a Marginal Tietê. Outro ponto onde a galeria a céu aberto está sendo executada, no terreno ao lado do Viaduto Pompéia, próximo à construção de um grande empreendimento imobiliário, já há 340 metros de obra concluída.

Perspectiva que dá ideia da dimensão da obra de drenagem

 

As obras de escavação dos túneis, 30% concluídas, seguem em diversos pontos do trecho. Na Marginal Tietê, os túneis têm 35 metros de extensão, cada um. No terreno da CET, onde foi feita a primeira conexão entre túneis, um deles está com 85 metros, e o outro, com 80. Ambos seguem sentido Av. Marquês de São Vicente. Neste trecho a obra avança rapidamente, com escavações que variam entre dois e três metros por dia.

Vários metros abaixo da superfície, trabalhadores escavam

 

A licença para que tenha início parte das obras na embocadura do rio Tietê já foi liberada. Os serviços iniciais, como escavação de estacas raiz para contenção já foram iniciados. Posteriormente será executada uma ensecadeira dentro do rio Tietê, possibilitando o desemboque dos túneis.

Sumaré- Na galeria Sumaré, o túnel da Av. Antártica está com 35 metros de extensão, em direção ao túnel da Rua Padre Antonio Tomaz, e este, que segue sendo escavado simultaneamente nos dois sentidos, tem 35 metros no sentido Av. Antártica, e 25 metros em direção à Praça Conde Francisco Matarazzo Junior.
 

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 08/01/2015