Obras no Corredor Radial Leste 1 prosseguem com equipes trabalhando entre o viaduto Antonio Nakashima e o terminal Parque Dom Pedro

As obras do corredor Leste-Radial 1estão concentradas no setor Oeste, entre o viaduto Antonio Nakashima e o terminal Metrô Dom Pedro. Nesse trecho estão sendo implantadas paredes-diafragma no lado esquerdo; no lado direito estão sendo demolidas as muretas-guia e o arrasamento das paredes-diafragma, para implantação da viga de coroamento.

As principais interferências presnetes no terreno ja estão sendo sanadas, como postes, cabeamento telefônico e redes de drenagem

 

Boa parte das interferências nesse trecho já foi sanada, como a remoção e relocação de postes e cabeamento telefônico entre outras tarefas complementares. Encontra-se em fase de cadastro e projetos a readequação de redes de galerias de drenagem.Também nesta área, equipes começam a se mobilizar para executar o processo de arranque que unirá o túnel ao viaduto Antonio Nakashima.

Execução das paredes de diafragma

 

No setor Leste, entre o terminal Metrô Dom Pedro e Av. Alcântara Machado, já foram concluídas as paredes-diafragma, ficando somente 12 lamelas a serem implantadas, que se encontram sob a alça de acesso do Complexo Viário Leste-Oeste. “Para a realização desta etapa encontram-se em fase de estudos formas construtivas ou desvios, a fim de minimizar impactos no trânsito local”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Maurício Prado.

Concretagem das paredes de diafragma

 

Ainda nesse trecho, começam a ser mobilizados os equipamentos para os serviços de jet-grouting. O JG visa à melhoria na qualidade do solo que recebe reforço por meio de colunas solo-cimento, executadas com perfuração, jateamento e desagregação do solo com calda de cimento injetada a alta velocidade (800 km/h) e grandes impactos. Essa técnica melhora as propriedades do solo, inclusive sua permeabilidade.

Execução das paredes de diafragma

 

Na implantação do JG, é feito furo por meio de perfuratriz até a cota final estipulada no projeto, no caso o comprimento vertical das paredes-diafragma. Após, inicia-se o desmonte hidráulico do maciço, de baixo para cima, com jato de calda de cimento, associado a movimentos rotatórios ascendentes na haste. O jateamento de calda acontece por meio de uma moto-bomba com pressão aproximada de 350Kgf/cm², formando colunas cilíndricas com diâmetro de 1,20m e altura de 1,50m conforme projeto executivo.

Com 12 quilômetros de extensão, a obra terá o primeiro túnel exclusivo para o transporte coletivo que unirá o terminal Parque Dom Pedro à Av. Alcântara Machado, com 880m de túnel.
 

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 18/03/2015