Conexões entre túneis e aduelas devem ocorrer em breve na Galeria Água Preta

 Está cada vez mais próxima a conexão dos túneis e aduelas que formarão a nova galeria Água Preta. Dois túneis, localizados na Av. Marquês de São Vicente e no terreno da CET, já estão ligados e mais alguns trechos devem se conectar em breve.

As aduelas são como grandes elos, estruturas de concreto pré-moldadas que são unidas uma à outra, formando uma passagem compacta e resistente. As aduelas localizadas no terreno da construtora Tecnisa estão a 30 metros dos túneis da Av. Marquês de São Vicente. Ainda nesta semana, após a concretagem da laje, serão instaladas as aduelas do trecho restante. Deste trecho, já se tem uma visão muito próxima dos poços de serviço de onde saem os túneis da Av. Marquês de São Vicente (foto).

Escavação e união das estacas de raiz

 

Para que seja feita a conexão das aduelas com os túneis será feito um engate de transição. O projeto já está finalizado e pronto para ser executado. Neste ponto da obra, onde há uma adutora da Sabesp que não pode ser removida, foi feito um sifão rebaixando um trecho do túnel que hoje está sendo elevado para se conectar com as aduelas.

Ao fundo é possivel ver os poços de serviço localizados proximos à Marginal Tietê

 

Os túneis entre a Av. Marquês de São Vicente e o terreno da CET, já unidos, estão em fase de acabamento. “As paredes estão recebendo a segunda camada de revestimento com 10 centímetros de concreto projetado e, assim que a etapa for concluída, será aplicada argamassa, para que as paredes fiquem mais lisas possível, diminuindo as rugosidades dos túneis e facilitando o escoamento da água”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Chen Cheng Tung, da SPObras.

Da CET, para chegar às aduelas próximas à quadra da Escola de Samba Mancha Verde, faltam apenas 20 metros, exatamente o trecho de rua utilizado para desviar o tráfego enquanto a escavação e colocação de aduelas eram feitas do outro lado da via. Deste ponto as aduelas seguem aterradas até os túneis próximos à Marginal Tietê, onde 50% dos túneis já estão concluídos em direção ao rio.
 

Trecho de vinte metros que falta para a união entre as aduelas e o túnel

 

Às margens do rio, uma equipe trabalha no projeto da embocadura. A primeira fase de colocação de estacas de raiz já foi concluída, com a execução de 22 estacas. “Teremos quatro alinhamentos de estacas que descem paralelas e vão se abrindo sentido rio Tietê. Hoje a equipe está trabalhando na escavação para unir as estacas e executar as laterais da embocadura, que é o talude lateral”, explicou Chen. Assim que este processo terminar, mais uma linha de estacas será instalada, escavação, execução de laje (talude lateral) e assim sucessivamente, completando quatro linhas de estacas.

Instalação das aduelas já se aproxima dos poços de serviço da Avenida Marquês de São Vicente

 

 Essas estacas são moldadas in loco, com sistema que garante a estabilidade da perfuração. As estacas têm em média 13,6 metros de profundidade e são necessárias para segurar o solo, para a construção das galerias que chegarão até o leito do rio.

Demarcação da borda do novo poço de visita

 CPTM

Já foi liberada a construção de um poço de visitas (PV) no terreno da loja Kalunga, margeando a linha da CPTM. Por enquanto, foi concretado o anel de borda, demarcando o diâmetro do poço. Em breve terá início a escavação, que atingirá cota de 5 metros de profundidade. A mesma profundidade do poço que já está pronto e localizado do outro lado da linha férrea. Esses poços que margeiam os trilhos se unirão por meio de túnel sob a linha da CPTM.

Sumaré

Na galeria Sumaré, falta metade do percurso para que o túnel da Av. Antártica se conecte com o túnel da Praça Francisco Matarazzo Junior. Da Praça, em direção à Av. Matarazzo, o túnel alcançou 40 metros de extensão.
A obra da Operação Urbana Água Branca segue dentro do cronograma previsto, e terá a primeira fase entregue ainda este ano. As novas galerias permitirão grande aumento na capacidade de vazão das águas. No córrego Sumaré a vazão aumentará de 15,3 m³ para 65,3 m³; já o Água Preta terá capacidade aumentada de 11m³ para 73,5m³.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 25/022015