Obra de sustentação da Ponte Laguna avança rapidamente

Os que circulam pelas imediações do Parque Burle Marx, na região do Morumbi, ou pelo outro lado da Avenida Nações Unidas já podem avistar, ao longo das margens do rio Pinheiros, trabalhadores atuando na obra da futura Ponte Laguna. Trata-se de uma alternativa às pontes João Dias e do Morumbi. Ela também poderá ser usada como retorno para os motoristas que estão na Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, e querem seguir novamente no sentido Interlagos. 

Rampa de descida da ponte, obras já concluídas proximo ao Panamby 

 

As obras do acesso à entrada da ponte, localizada na pista da Marginal Pinheiros sentido Av. dos Bandeirantes, estão em ritmo acelerado de execução. No local, operários estão fazendo as aduelas de apoio de número 3. Essa aduela ficará nas margens do Rio Pinheiros. Além disso, equipes trabalham na preparação do terreno das duas alças de saída da ponte. Uma delas ficará localizada na Rua Professor Alceu Mainardi de Araújo, e a outra na altura da Rua Laguna, na pista esquerda Marginal Pinheiros, sentido Av. Bandeirantes. Essas duas alças facilitarão a vida dos motoristas que querem se deslocar para a região do Morumbi e de Interlagos.
 

Início das obras nas margens do Rio Pinheiros, sentido Avenida dos Bandeirantes

 

Já do outro lado da Marginal, os pilares de apoio da saída da ponte, instalados do lado esquerdo nas margens do Rio Pinheiros, sentido Interlagos, também estão em fase de conclusão. Nesse local, trabalhadores fazem o escoramento para colocação da laje da saída da ponte, a fim de completar o tabuleiro que passará por cima das pistas da Marginal, encontrando dessa forma o final da ponte, que já está concluído.

A Ponte Laguna será construída sem interferências no Rio Pinheiros, o que dá leveza ao projeto. As estacas raiz estão sendo construídas às margens do rio. Para uma ideia clara da envergadura da obra, a partir do solo as pilastras avançam 18 metros dentro da terra. Esse trabalho tem sido acompanhado por uma equipe de mergulhadores profissionais, que checam a inspeção das estacas, a fim de afastar problemas na fundação. O trabalho é preventivo, realizado por uma equipe composta por seis mergulhadores profissionais.
 

Obras no canteiro central

 A Ponte Laguna irá operar em sentido único. Ela conta com duas faixas para carros, ciclovia e passeio para pedestres, e terá 360 metros de extensão. Mais de 150 funcionários estão trabalhando na obra para que seja possível entregá-la ainda no primeiro trimestre de 2016.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 19/03/2015