Corredor Radial Leste 1 segue com obras nas paredes de diafragma

As obras do corredor Leste Radial -1 seguem o cronograma, agora com a concretagem de paredes diafragma, e arrasamento, para execução da viga de coroamento no trecho em VCA - Vala a Céu Aberto, na parte Oeste que ligará o túnel existente na Estação Metrô Dom Pedro ao viaduto Antonio Nakashima, e arrasamento para implantação de laje de teto em trecho em técnica “cut-and-cover” no setor Leste, que unirá o túnel do Terminal Parque Dom Pedro ao emboque do túnel em NATM.

(Paredes diafragma são paredes construídas no subsolo, partindo da superfície, um processo chamado submuramento. São construídas com painéis de concreto, geralmente armado, pré-fabricados ou moldadas in loco, e têm como função a contenção em escavações de subsolo. Cota de arrasamento é o nível adotado para corte da cabeça de estacas e fundações.)

 

Concretagem das paredes de diafragma 

Para auxiliar na execução deste serviço, aumentando sua qualidade final e diminuindo o tempo de atividade, o martelete hidráulico foi substituído por uma máquina “Arrasadora de Estacas” que trabalha simultaneamente com seis marteletes.

Novo martele utilizado no arrasamneto de estacas

Também foi executado desvio provisório em uma das redes de drenagem: “Executamos uma parede diafragma projetada para acomodar desvio provisório do ramal de drenagem, com isso daremos continuidade às atividades de concretagem”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Antonio Carlos Tavares, da SPObras. Assim como esta interferência, muitas outras foram encontradas no decorrer das escavações e estão sendo solucionadas pontualmente. “Há uma rede de esgoto que corta o túnel e precisará ter seu traçado alterado. Uma equipe de técnicos da Sabesp está sondando o terreno e nos auxiliando no mapeamento dessa interferência”, explicou.

Rede de drenagem foi desviada provisoriamente

 

No canteiro localizado no setor Leste, entre o Terminal Metrô Dom Pedro e Av. Alcântara Machado, as equipes trabalham na execução das fundações para acomodação de um tanque para armazenagem de jet-grounting. São blocos de 4,5m por 4,5m compostos por quatro pilares. Está prevista a instalação de outro silo ao lado do Viaduto Leste-Oeste e Av. Alcântara Machado, em novo canteiro a ser utilizado como apoio para a implantação do túnel em NATM.

Execução das fundações para o futuro tanque de armazenagem do Jet Grounting 

O jet-grouting visa a melhoria na qualidade do solo, reforçado por meio de colunas solo-cimento, executadas com perfuração, jateamento e desagregação do solo com calda de cimento injetadas a alta velocidade.

Do outro lado da avenida, sob a alça de acesso do Viaduto Leste-Oeste, mais uma frente será iniciada. O trecho já está isolado por tapumes e a área passará por limpeza e remoção de entulhos. “Neste local serão executadas escavações para início dos trabalhos do túnel pelo método não destrutivo, o NATM, será o ponto de partida para remoção de terra, entrada de materiais, equipamentos e profissionais habilitados, sendo posteriormente aproveitado como ventilação do túnel”, explicou Antônio Carlos.
 

Novo canteiro de obras começa a ser instalado sob a alça de acesso do viaduto Antonio Nakashima

A equipe de trabalho aguarda o Termo de Permissão e Ocupação de Via – TPOV, a ser liberado pela CET, para que as atividades comecem na Radial Leste.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 06/04/2015