Têm início as atividades de fundação na Praça Marrey Junior

Trecho final da galeria Sumaré, na Rua Gustav Milli Borghoff também já conta com obras

O novo canteiro instalado na Praça Marrey Junior, montante da galeria Sumaré, está em plena atividade. Esta semana começaram a executar o jet-grounting, calda cimento injetada no solo em alta pressão, para formar colunas que servirão de fundação para a escavação do poço de visitas, de onde sairá um túnel que seguirá sentido Av. Antártica. O projeto de microdrenagem funcionará como um “poço de transição”, com várias conexões com as bocas de lobo da via, que irão desaguar nas galerias, seguindo pelo projeto de macrodrenagem até o rio Tietê.
 

As obras já foram iniciadas na Praça Marrey Junior

 

Saindo da Praça Marrey Junior, o túnel a ser construído se conectará com o túnel da Av. Antártica, que já alcançou 88 metros de extensão, sentido Rua Padre Antônio Tomás, onde se encontrará com o outro túnel que já tem 46,6 metros em sua direção. Já em direção à Av. Matarazzo foram executados 42 metros.

Deste ponto, o túnel passará sob a Praça Conde Francisco de Matarazzo Junior e a Av. Matarazzo, até se encontrar com a galeria a céu aberto que já está em fase de construção em uma nova frente da obra. “Na Rua Gustav Willi Borghoff iniciamos mais uma etapa da obra, com a escavação e lançamento de aduelas. O trecho segue paralelo às linhas da CPTM, passará sob o viaduto Pompéia e seguirá até o terreno da empresa Pedrasil, onde se encontrará com a galeria Água Preta e assim seguirão paralelas até a marginal Tiete”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Chen Cheng Tung, da SPObras.

Processo de enfilagem, no túnel que segue em direção à Avenida Matarazzo

 

Neste trecho, já foram lançadas 21 aduelas e concretados 40 metros de laje de fundo, para que o trabalho de lançamento de aduelas siga no decorrer da semana.

Na galeria Água Preta, a primeira frente deste trecho da obra encontra-se no terreno da loja Kalunga, onde está sendo executado um poço de visita. O poço, que já está com cinco metros de profundidade e até o fim da semana deve atingir a cota do projeto, que é de 7,5 metros, terá um túnel que passará sob os trilhos da CPTM e se encontrará na outra margem com o poço já concluído.
 

Visão interna do túnel que segue em direção à Avenida Antártica

 

Neste ponto, o túnel se conectará às aduelas que seguem desde a empresa Pedrasil até a avenida Marquês de São Vicente, onde será feito um projeto de conexão entre as aduelas e os túneis. Na Av. Marquês de São Vicente, os dois túneis já se conectaram aos túneis do terreno da CET, e hoje têm extensão de 160 e 150 metros. Ambos estão em fase final de acabamento.

Escavação de poço no terreno próximo à Kalunga

 

Daqui, as galerias seguem a céu aberto, em aduelas, já praticamente finalizadas até próximo à Marginal Tietê, onde os túneis, um com 65 e outro com 60 metros de extensão seguem sentido embocadura do rio Tietê. Na embocadura, os operários trabalham na instalação dos tirantes, colocados linearmente cerca de 10 a 15 metros para dentro das paredes, ajudando sua contenção.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 06/04/2015