Secretaria de Infraestrutura Urbana recebe comitiva húngara

Roberto Garibe, secretário municipal de Infraestrutura Urbana, recebeu, nesta terça-feira (28) comitiva da Hungria, encontro promovido para apresentar à Prefeitura da Cidade de São Paulo um breve panorama do estado atual daquele país, com foco em algumas áreas em que a Hungria tem desenvolvido especialização, com objetivo de oferecer tais expertises ao governo.

Levente Magyar, secretário de Estado do Ministério de Comércio Exterior e Negócios Estrangeiros, esteve acompanhado pelo cônsul geral, Zsolt Maris. Em breve relato sobre temas importantes para a Hungria, uma república parlamentarista desde 1989, após o colapso do comunismo do Bloco Oriental, Levente Magyar ressaltou seu ingresso na União Europeia, e a busca pelo país de expandir seus negócios com países fora da Europa. “A economia brasileira é uma das maiores do mundo. A cidade de São Paulo tem uma população maior que de toda a Hungria, um país pequeno, mas que tem competitividade em algumas áreas que podem interessar à cidade”, disse o secretário.

“Para nosso mercado, São Paulo é uma cidade importante. Nosso território é plano, temos belezas como o rio Danúbio, o rio Tisza e o lago Balaton, o maior da Europa Central. Por isso desenvolvemos alta tecnologia no tratamento da água. Nossos sistemas de produção e purificação estão presentes em muitos países, do oriente ao Norte da África. Oferecemos também um novo sistema de iluminação pública, em que somos bastante competitivos”, enfatizou o secretário húngaro.

O secretário Garibe fez um breve panorama da cidade, das áreas exclusivas da Prefeitura de São Paulo. “No nosso caso, aqui na Secretaria de Infraestrutura nós temos cuidado do excesso de água. Temos problemas com enchentes, fazemos grandes obras de canalização de rios e córregos, além das obras urbanas. Agora, com a crise hídrica, São Paulo vem desenvolvendo um conjunto de debates para compartilhar experiências bem sucedidas.”

Quanto à area de iluminação pública, o secretário Garibe esclareceu que há em curso um processo de licitação para concessão pública do serviço, a uma empresa ou consórcio de empresas que vencer a licitação, com um sistema de iluminação mais econômico e avançado para a cidade. “Iluminação, para São Paulo, também está relacionada com a segurança”, disse. A comitiva húngara manifestou sua vontade de participar do processo, ao que o secretário Garibe explicou que as informações referentes à licitação encontram-se publicadas no site da Prefeitura.

Magyar e sua comitiva agradeceram a recepção e a possibilidade de divulgar as tecnologias desenvolvidas por seu país.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras
SP - 04/05/2015