Obras do corredor de ônibus da Avenida Eng. Luiz Carlos Berrini serão entregues ainda neste segundo semestre

As obras do corredor Berrini estão concentradas, no momento, entre as avenidas Roberto Marinho e Roque Petroni Jr.

Para minimizar os impactos no trânsito da região (que mesmo assim ainda é grande), essa obra é executada por trechos e, na maioria das vezes, no período noturno. Cada trecho concretado demora 28 dias, no mínimo, para poder ser liberado (tempo de cura necessário para o concreto).

Os seguintes trechos já foram concluídos: da Rua Rio da Prata até a Av. Jorn. Roberto Marinho (aproximadamente 3 quilômetros nos dois sentidos), da Av. Jorn. Roberto Marinho até a Rua Baltazar Fernandez (cerca de 700 metros nos dois sentidos) e Rua Baltazar Fernandes até a Av. Morumbi (120 metros sentido Itaim).

Um dos mais bonitos e funcionais corredores de ônibus, o Berrini terá ,faixa exclusiva à esquerda com pavimento rígido em toda a sua extensão inclusive nas paradas e faixas de ultrapassagem, nos dois sentidos e acessibilidade em toda sua extensão. Paradas com cobrança de tarifa desembarcada, ciclovia no canteiro central, novas paradas de ônibus com iluminação própria, nova sinalização semafórica e de solo, recapeamento do leito carroçável, paisagismo e arborização.

Este corredor será o responsável por integrar a região com ciclovia e fará a conexão com outras vias cicloviárias daquele lado do rio, que também chegará nas pontes Laguna e Itapaiúna em um importante acesso aos dois lados da Marginal Pinheiros.

Essa ciclovia já é considerada um “divisor de águas” pelos cicloativistas porque estabelecerá, pela primeira vez e definitivamente, a conexão cicloviária da região toda e transformará o corredor de ônibus em um verdadeiro “modal”, que atenderá milhares de ciclistas que hoje usam a região.

Com 3,3 quilômetros de extensão, o corredor Berrini fará a ligação para ônibus paralela à Av. Marginal do Rio Pinheiros, sendo uma continuidade do corredor Diadema-Brooklin (lado sul) e Faria Lima (lado norte), propiciando o atendimento da população da região do Jd. Miriam, além da integração da Linha 9 Esmeralda da CPTM e futura Linha 17 Ouro do Metrô, garantindo o deslocamento para o polo empresarial e financeiro da Av. Eng° L. C. Berrini. Conectará também a Av. João Dias, Terminais da Zona Sul e Terminal Santo Amaro (através da nova Av. Chucri Zaidan), atuando como uma importante opção à população da Zona Sul com destino à região oeste da cidade.

Assessoria de Comunicação de SPObras
26/05/2015