As obras do corredor Berrini estão concentradas, no momento, entre as avenidas Roberto Marinho e Roque Petroni Jr.
Para minimizar os impactos no trânsito da região (que mesmo assim ainda é grande), essa obra é executada por trechos e, na maioria das vezes, no período noturno. Cada trecho concretado demora 28 dias, no mínimo, para poder ser liberado (tempo de cura necessário para o concreto).
Os seguintes trechos já foram concluídos: da Rua Rio da Prata até a Av. Jorn. Roberto Marinho (aproximadamente 3 quilômetros nos dois sentidos), da Av. Jorn. Roberto Marinho até a Rua Baltazar Fernandez (cerca de 700 metros nos dois sentidos) e Rua Baltazar Fernandes até a Av. Morumbi (120 metros sentido Itaim).
Um dos mais bonitos e funcionais corredores de ônibus, o Berrini terá ,faixa exclusiva à esquerda com pavimento rígido em toda a sua extensão inclusive nas paradas e faixas de ultrapassagem, nos dois sentidos e acessibilidade em toda sua extensão. Paradas com cobrança de tarifa desembarcada, ciclovia no canteiro central, novas paradas de ônibus com iluminação própria, nova sinalização semafórica e de solo, recapeamento do leito carroçável, paisagismo e arborização.
Este corredor será o responsável por integrar a região com ciclovia e fará a conexão com outras vias cicloviárias daquele lado do rio, que também chegará nas pontes Laguna e Itapaiúna em um importante acesso aos dois lados da Marginal Pinheiros.
Essa ciclovia já é considerada um “divisor de águas” pelos cicloativistas porque estabelecerá, pela primeira vez e definitivamente, a conexão cicloviária da região toda e transformará o corredor de ônibus em um verdadeiro “modal”, que atenderá milhares de ciclistas que hoje usam a região.
Com 3,3 quilômetros de extensão, o corredor Berrini fará a ligação para ônibus paralela à Av. Marginal do Rio Pinheiros, sendo uma continuidade do corredor Diadema-Brooklin (lado sul) e Faria Lima (lado norte), propiciando o atendimento da população da região do Jd. Miriam, além da integração da Linha 9 Esmeralda da CPTM e futura Linha 17 Ouro do Metrô, garantindo o deslocamento para o polo empresarial e financeiro da Av. Eng° L. C. Berrini. Conectará também a Av. João Dias, Terminais da Zona Sul e Terminal Santo Amaro (através da nova Av. Chucri Zaidan), atuando como uma importante opção à população da Zona Sul com destino à região oeste da cidade.
Assessoria de Comunicação de SPObras
26/05/2015