Habitações de Interesse Social devem beneficiar em breve 176 famílias

Habitações de Interesse Social devem beneficiar em breve 176 famílias

Já estão em fase de fundação as obras de Habitação de Interesse Social - HIS-46, na Rua Coriolano Durand, 276. O projeto, com três torres, cada uma com 14, 10 e oito pavimentos, totalizando 252 unidades habitacionais, será destinado às famílias que moravam na área do Córrego Água Espraiada e estão sendo desapropriadas para execução do Parque Linear.

O projeto está em fase de fundação com execução de vigas, blocos de fundação, arrasamento de estacas e início da estrutura. No térreo dos prédios, o projeto prevê, além de áreas de lazer e estacionamento, uma creche para atender os moradores. A previsão de conclusão destas três torres é em março de 2016. “O projeto dos três prédios não inclui pilares. Eles serão executados em alvenaria estrutural, método que substitui vigas e pilares por sustentação ou base”, explicou o engenheiro José Carlos da Silva, da SPObras.
 

Canalização do Córrego  Água Espraiada

 Estão em fase final de vistoria os 74 apartamentos da HIS-3, localizada na Rua Dornas Filho, 72. O edifício está quase pronto para ser liberado e tem doze pavimentos.
As 102 unidades habitacionais da Rua Hélio Lobo, HIS-18, estão em fase final de acabamento. A unidade conta com apartamentos de dois e três dormitórios, salão de festas, área verde e espaços de convivência, além de um diferencial que são 10 sobrelojas para atender os comerciantes da região que tiveram seus imóveis desapropriados. “Os operários estão fazendo as instalações elétricas, colocação de louças e metais, portas e finalizando o gesso liso. Na área externa está sendo executada a medição de gás e tubulações de esgoto”, explicou a engenheira Micaeli Alves, que fiscaliza as obras.

Trablhos avançam na canalização do Córrego Pinheirinho

 Canalização dos córregos

No córrego Água Espraida, onde a canalização ocorre entre a Av. Dr Lino de Moraes Leme e a Rua Pedro de Bueno, totalizando cerca de 500 metros, já tem 60 metros de galeria concluída, sendo 30 metros na parte jusante fechada, e 30 de galeria aberta. A galeria está sendo executada entre paredes diafragma. As paredes são moldadas in-loco, formando no subsolo um muro vertical de concreto executado em lamelas. Já estão executados 15 metros de lamelas do lado esquerdo do córrego, no sentido montante. Cada lamela tem 3,20 de comprimento por 13 metros de profundidade.
 

Prédio de HIS localizado na área 18

Para que a obra continue avançando em direção à montante, a equipe aguarda a desapropriação da comunidade Paulistinha. Parte dessa área será transformada em Parque Linear.

O córrego Pinheirinho tem 100 metros de obra em andamento, dos 500 projetados. Já foi executado o lançamento das placas pré-moldadas, realizados os lançamentos em quase todo o trecho. Hoje, o processo que está sendo executado é a colocação da areia lavada, que vai fazer o dreno entre as estacas de contenção e as peças, a limpeza dos barbacãs (orifício para escoamento de águas, executado em muros de suporte), e, no trecho fechado das estacas, que corresponde a 40 metros, está sendo feito o apicoamento (o mesmo que picar, desbastar pedra com martelo e escopo) em cima das armações, pra fazer o fechamento da laje superior. E nesse trecho, aguardamos a liberação e desapropriação de algumas casas para dar continuidade à execução da canalização do córrego. Além dos barbacãs nas paredes laterais, suspiros a cada 2,5 metros foram instalados para livrar o pavimento.

 

In[icio das fundações para pédio de HIS na área 46

Além das obras de canalização dos córregos e habitações de interesse social, a Operação Urbana Água Espraiada prevê também obras de recuperação do Parque do Chuvisco, prolongamento da Av. Jornalista Roberto Marinho, criação e implantação do parque linear, construção de duas pontes sobre o rio Pinheiros e ampliação da Av. Chucri Zaidan.

 

Edifício de HIS já concluído na área 3

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 09/06/2015