Obras de drenagem: novas galerias dos córregos Água Preta e Sumaré

Já está liberada a execução dos túneis sob as linhas da CPTM

Começou a ser escavado um dos túneis que passará sob os trilhos da CPTM e os trilhos de serviço da empresa Pedrasil. Localizado no terreno da Pedrasil, o poço terá túneis nos dois sentidos, um que seguirá até as aduelas da Tecnisa, e outro que seguirá sob os trilhos da CPTM. Com um método construtivo diferenciado dos demais, todos os túneis que passarão sob os trilhos serão construídos com a técnica tunnel liner. “É um túnel piloto, construído com chapas de aço com dois metros de diâmetro. Assim que toda extensão for instalada, cerca de 10 metros, em direção à Tecnisa, aumentamos o diâmetro para 3,5 metros”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Chen Cheng Tung, da SPObras. Segundo o engenheiro, a medida é necessária para reduzir os riscos de desmoronamentos nesta região próxima aos trilhos da CPTM. Até o momento, o tunnel liner avançou quatro metros lineares.

 

Local onde as novas galerias desaguarão no Rio Tietê

Do outro lado da linha férrea, no terreno da Kalunga, nos próximos dias deve descer a máquina perfuratriz para iniciar a escavação e o tunnel liner que passará sob os trilhos da CPTM. No outro sentido também será construído um túnel, que seguirá até a Praça Raízes da Pompéia, onde o terreno, ao lado do Shopping Bourbon, já está sendo murado para a escavação de mais um poço de visita. Entre a Kalunga e a Praça, ainda haverá outro poço cujo projeto acaba de ser finalizado.

Durante toda atividade, equipes fazem medições diárias por meio de pinos de recalque instalados nos trilhos da CPTM. Qualquer movimentação milimétrica pode ser percebida no monitoramento diário. Trata-se de um trabalho para dar segurança plena à obra e aos trabalhadores. Também foram feitos quatro reforços por trilho, ou seja, mais quatro trilhos garantirão total segurança caso haja qualquer movimentação durante as escavações.

 

Aduelas já são instaladas sob o Viaduto Pompéia

Antes de chegar às aduelas da Tecnisa, o túnel que vem da Av. Matarazzo, da Galeria Água Preta, e a Galeria Sumaré, que vem pela Rua Gustav Willi Borghof se encontrarão ainda no terreno da Pedrasil, em uma caixa de enlace. “Já estamos com o projeto da junção das galerias pronto. Serão 12 metros de caixas com quatro janelas, que permitirão a interligação entre elas. Assim, se uma das galerias estiver mais cheia que a outra haverá vazão para o outro lado”, explicou Chen.

Deste trecho as galerias seguirão paralelas. No terreno da Tecnisa as aduelas seguem aterradas até se aproximarem dos túneis da Av. Marquês de São Vicente, onde um dos lados já se conectou, e o outro falta apenas o anel de transição. Da Marquês, a galeria já está toda conectada até se aproximar dos túneis da Marginal Tietê, onde, em um dos lados, faltam apenas 11 metros para se conectar; e o outro, 15 metros.

 

Poço de serviço ao lado da linha da CPTM

 No outro sentido, os túneis seguem sob a Marginal Tietê em direção ao desemboque do rio. Faltam menos de 20 metros de extensão para que os túneis cheguem ao rio. Na embocadura, a segunda viga está concretada e está sendo preparado o terceiro nível de rebaixamento. Assim que o terceiro nível for concretado terá início a escavação inversa do desemboque, para conexão com os túneis que estão sob a Marginal Tietê.

 

A praça Raízes da Pompéia já está passando por obras

Sumaré

O poço de serviço no ponto onde tem início a Galeria Sumaré, na Praça Marrey Junior, já atingiu sua cota, a laje de fundo foi concretada e a equipe começou a executar a viga portal para escavação de túnel que seguirá pela Av. Antártica em direção ao poço 9, no encontro da av. Antártica com a Rua Padre Antonio Tomaz. Deste trecho, ele segue sob a Rua Padre Antonio Tomás, onde restam apenas 40 metros para se conectar com o túnel que vem do poço 8, localizado próximo à Praça Conde Francisco Matarazzo Junior.

No outro sentido, o túnel já avançou 62 metros sob a Praça e sob a av. Matarazzo, seguindo em direção às chaminés da Rua Auro Soares de Moura Andrade, onde outro poço de serviço começará a ser escavado. A equipe finalizou o reforço do solo e executou a viga de bordo para começar a escavação do poço.


Daqui ele passará sob os trilhos da CPTM e chegará ao poço da Rua Gustav Willi Borghof, onde mais um poço está sendo escavado. “Já estamos com 4,5 metros de profundidade e atingiremos a cota de 10 metros. Este poço terá túneis nos dois sentidos, um que passará sob os trilhos, e outro em direção às aduelas que estão sendo instaladas ao longo da Rua Gustav Willi Borghof”, explicou o engenheiro. Faltam apenas 70 metros de aduelas para serem assentadas no terreno; hoje já somam 201 metros aterradas.

O fim deste trecho é sob o viaduto Pompéia, no terreno da Pedrasil, justamente onde as aduelas serão conectadas à caixa de enlace, onde inicia percurso até o rio Tietê, ao lado da Galeria Água Preta.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 09/06/2015