Estão em andamento as obras do corredor Leste Itaquera, mais uma importante intervenção na área de mobilidade urbana em uma região carente de investimentos, a zona leste.
Com 6,1 quilômetros de extensão, o trajeto do corredor se inicia no Terminal Carrão e segue na Av. Itaquera até a Praça Francisco Daniel Lopes, onde se inicia a Av. Líder.
O corredor contará com faixa exclusiva para ônibus à esquerda com pavimento rígido (concreto) em toda a sua extensão, nos dois sentidos. Com o objetivo de aumentar a mobilidade dos coletivos, os pontos de parada devem ser complementados com faixas adicionais para ultrapassagem, também executadas em pavimento rígido.
O projeto prevê, ainda, a implantação de viadutos no cruzamento da Av. Itaquera com Av. Aricanduva, o que possibilitará ao corredor Leste Itaquera maior fluidez neste trecho que hoje é um grande ponto de congestionamento.
O corredor Leste Itaquera será uma alternativa ao corredor Radial Leste e faz importante ligação do polo de serviços da Av. Dezenove de Janeiro e suas continuações, ao Norte e ao Sul, ao Polo Institucional de Itaquera e região circunvizinha, estabelecendo conexão com os terminais Vila Carrão e Itaquera.
Por ser uma obra de grande extensão, é feita por trechos/etapas para minimizar os impactos negativos no trânsito.
Atualmente, as obras estão concentradas entre as Ruas Sebastião Toledo Bueno e Guiomar Ataliba Penteado, no sentido Centro/Bairro, onde o piso de concreto que foi executado aguarda o processo de cura. A SPObras também está executando trabalhos de Concreto Compactado com Rolo, que é uma camada de material que antecede ao piso de Concreto, e foi aplicada entre a Av. Silvyo Torres e a Av. Waldemar Tietz, próximo à Pça. Francisco Daniel Lopes, sentido Bairro - Centro.
Com investimentos de R$ 150 milhões, esse corredor possui recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e da Prefeitura de São Paulo e tem previsão de entrega para agosto de 2016.