Começa o trecho da obra da ponte Laguna sobre o rio Pinheiros

Acompanhe o passo a passo da obra que faz parte da Operação Urbana Água Espraiada

A construção da Ponte Laguna, uma das grandes intervenções da Prefeitura de São Paulo no âmbito da Operação Urbana Água Espraiada, na zona sul, se desenvolve com diversas frentes de trabalho para atender ao cronograma proposto. O avanço é bem visível.

No terreno onde acontecerá o encontro da caixa estaqueada 1, executada em dois trechos, o entulho já foi todo removido e continuam sendo executadas as estacas de raiz e as vigas de travamento. No mesmo trecho estão sendo feitas as colunas e montagem de formas das paredes externas. No terreno em torno da caixa estaqueada 1, que é a rampa de acesso à Ponte Laguna, terá uma praça e também será implantada uma extensa área verde que irá embelezar a região.
 

 

Montagem das formas na rampa do canteiro central

 

Próximo à Av. Nações Unidas, onde a caixa estaqueada 1 se prolonga até o pilar 1, já foi concretada toda a laje do tabuleiro superior, e nos próximos dias será concretada a transversina do pilar 1.

No canteiro central, entre a via expressa da Marginal Pinheiros e a via local, onde ficará a rampa para os motoristas que seguem no sentido do Morumbi, as atividades estão concentradas no tabuleiro inferior, onde parte dele já foi concretado. Os operários seguem executando formas do tabuleiro inferior e armação para encher de concreto um novo trecho.
 

Montagem de cimbramento próximo aos trilhos da CPTM

 

Às margens da linha de trens da CPTM estão sendo montadas as estruturas de suporte provisórias, cimbramento (armação para suportar as condições da própria estrutura final), entre a Marginal e o rio Pinheiros.

Já dentro do rio Pinheiros, uma equipe continua a montagem do cimbramento provisório dos apoios 1 e 2, e a colocação de treliças para execução do tabuleiro inferior.
 

Execução de muretas de New Jersey

 

No trecho final da ponte, onde será a rampa de saída para o sentido Santo Amaro, continua a montagem do cimbramento entre o pilar 3 e o pilar 4. E, na ponte, está em fase de montagem a ferragem da laje de fundo da parte inferior do tabuleiro. Próximo à saída já começam a ser instaladas as barreiras newJersey. Após a montagem das ferragens e instalação das formas, as barreiras já poderão ser concretadas.

A Ponte Laguna passará por cima do rio Pinheiros, oferecendo mais uma solução para trânsito intenso da região. Ela terá 360 metros, duas pistas, ciclovia e passeio para pedestres. Sem dúvida uma obra que trará elegância, conforto e valorização para aquela área da cidade.
 

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 25/08/2015