A cidade de São Paulo ganhará mais 32 parklets

SPObras assina contrato para instalação dos novos parklets, que ocorrerá ainda este ano

Está tudo pronto para a cidade de São Paulo receber 32 novos parklets. O processo licitatório já foi concluído e o contrato foi assinado no dia 9 de setembro entre a Prefeitura de São Paulo e a empresa GP Comércio e Distribuidora de Mobiliário LTDA. O contrato foi firmado no valor de R$ 949.993,15 sendo que cada parklet corresponde a R$ 29.687,29. As 32 estruturas instaladas, uma em cada subprefeitura, se juntarão aos outros 40 parklets já existentes na cidade. Após a instalação, a manutenção das estruturas ficará a cargo das subprefeituras.

Serão emitidas ordens de serviço individuais para implantação de cada um dos 32 parklets contendo o respectivo endereço de instalação, sendo que a empresa contratada terá 30 dias corridos para efetuar a instalação completa de cada um deles, contados a partir da assinatura de cada ordem de serviço específica.

O prazo de execução do contrato é de 12 meses, contados a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado por acordo entre as partes conforme previsto em Lei.
 

 

Ilustração de área urbana após instalação de um parklet

 

A escolha do local de instalação de cada parklet foi realizada pelas subprefeituras e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da SP Urbanismo. Os critérios observados para a escolha dos locais onde os equipamentos serão implantados foram: as áreas sombreadas com uma vista agradável, ruas movimentadas e próximas a escolas, hospitais e postos de saúde.

Os parklets, uma extensão temporária da calçada que ocupa área de 10m de extensão por 2m de largura, são um convite à pausa, à conversa, à contemplação numa cidade que é conhecida pela pressão que o dia a dia exerce em cada morador. A proposta é retirar apenas duas vagas destinadas a carros em troca de um espaço de lazer e interação social que melhora a qualidade da vida do paulistano.

A área, que funciona 24h, pode receber as contribuições da população como mesas, cadeiras dobráveis ou outros acessórios e intervenções de arte urbana podem ser incorporados ao local.

Os parklets são estruturas equipadas com bancos, floreiras, vasos, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário com função de recreação ou de atividades artísticas. Podemos dizer que são como pequenas praças instaladas em vias públicas, interferindo de forma positiva na interação do morador com dinâmica da cidade. 

Veja abaixo as perspectivas dos novos parklets:

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 17/09/2015